Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Gláucia Elisa de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718011D6por
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:14Z-
dc.date.available2006-10-18-
dc.date.issued2006-08-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gláucia Elisa de. A reconstrução da prática docente em matemática em um grupo de estudos de professoras. 2006. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3510-
dc.description.resumoO presente trabalho relata o processo de reorganização da prática docente associada ao currículo de Matemática do Ensino Fundamental em um grupo de estudos formado por professoras de uma escola privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O grupo reuniu-se com o objetivo de observar sua evolução teórica e compreender as principais modificações em sua prática, partindo da seguinte questão norteadora: de que modo se reconstrói a prática docente de professoras de Matemática do Ensino Fundamental que participam de um grupo de estudos? Nas reuniões, as professoras buscaram estratégias para qualificar seu trabalho cotidiano, com vistas a sua melhoria e à da aprendizagem dos alunos. A investigação traz à luz as dificuldades das professoras em motivar seus alunos, tendo-se observado que é fundamental reconstruir a prática docente, envolvendo os educandos nas atividades escolares. O grupo também constatou que, para que a reorganização de sua ação se efetive e os educandos encontrem significado no que estão aprendendo, é necessário aproximar os conteúdos e as atividades propostas do contexto da comunidade. No processo de discussão sobre o âmbito escolar no grupo de professoras, refletindo, compartilhando saberes, trocando experiências e aprendendo a aprender, foi possível observar a recuperação da auto-estima das participantes. Com isso, ficou claro aos sujeitos da pesquisa que, na sala de aula, podem mediar as situações de aprendizagem, incentivando os alunos a serem sujeitos participativos, autônomos e críticos na construção do seu saber.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 383783.pdf: 632266 bytes, checksum: 992ac017f32c622c7a7926666ab530c2 (MD5) Previous issue date: 2006-08-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12753/383783.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectPROFESSORES - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - MATEMÁTICApor
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA reconstrução da prática docente em matemática em um grupo de estudos de professoraspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
383783.pdfTexto Completo617,45 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.