Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3508
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Antoniazzi, Helena Maria | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127245H1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cury, Helena Noronha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:13:13Z | - |
dc.date.available | 2007-07-02 | - |
dc.date.issued | 2005-10-20 | - |
dc.identifier.citation | ANTONIAZZI, Helena Maria. Matemática e arte : uma associação possível. 2005. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3508 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta uma pesquisa realizada com alunos de Matemática, de sexta série, em uma escola particular da cidade de Lajeado, RS. O trabalho tem como objetivo investigar a aplicação de conceitos matemáticos em atividades que associam Matemática e Arte. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, a partir de questionários aplicados aos alunos, observações das atividades desenvolvidas e entrevistas realizadas com professores de Matemática. Os alunos se manifestaram favoráveis ao trabalho com tais atividades, mostrando que essas propiciam ao professor conhecer o ritmo próprio do educando, habilidades e competências. Os professores entrevistados consideraram que existe a possibilidade de trabalhar Matemática associada à Arte, em atividades que envolvem desenho, medidas e noções de Geometria, bem como as que oportunizam, ao aluno, construir o seu próprio material. Pelos dados obtidos por meio dos instrumentos de pesquisa utilizados, conclui-se que a relação entre Matemática e Arte motiva os estudantes para o trabalho com os conceitos matemáticos subjacentes às atividades. Vincular Matemática e a Arte constitui-se em uma maneira de levar o educando a ver a Matemática como uma obra construída pelo espírito humano, com equilíbrio, harmonia, beleza e delicadeza nos detalhes. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 339892.pdf: 8399527 bytes, checksum: 799e9e6c94fd60ceaf4df52427f64977 (MD5) Previous issue date: 2005-10-20 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12749/339892.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Matemática e arte : uma associação possível | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
339892.pdf | Texto Completo | 8,2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.