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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3507
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Andrades, Roselaine Gonçalves de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750511H1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Chagas, Eva Regina Carrazoni | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785478D6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:13:13Z | - |
dc.date.available | 2007-06-29 | - |
dc.date.issued | 2007-03-22 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADES, Roselaine Gonçalves de. Saúde e educação no cotidiano da escola : a realidade dos planos de estudos em uma escola municipal de Pelotas, R.S.. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3507 | - |
dc.description.resumo | O processo educativo possibilita, dentre vários aspectos, uma compreensão ampliada da realidade da população, o contato e a utilização de conhecimentos específicos do âmbito da saúde, e uma reflexão acerca de sua prática na participação mais ativa, consciente e crítica na conquista e manutenção da saúde coletiva. Da definição de políticas institucionais às relações entre escola e Secretaria de Saúde, concretizam-se as ações com trocas ágeis de informações superando as dicotomias e possibilitando melhor atenção ao educando e à comunidade e, como corolário, melhor qualidade de vida para todos. O objetivo desta pesquisa, é verificar os problemas de saúde de uma comunidade do município de Pelotas, em que está inserida a escola onde a pesquisadora atua desde 1984, e ainda identificar como a escola, em seus planos de estudo, pode influir sobre a situação. A mesma foi realizada durante o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006, envolvendo professores de Ciências e Biologia da já mencionada escola municipal. Também foram envolvidos os alunos de cada uma das séries da mesma escola. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas individuais, questionamentos sobre o tema saúde e educação direcionados a alunos e professores; levantamento de dados junto as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Pelotas e consultas na Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990. Os dados foram submetidos a um procedimento de análise de conteúdo segundo a proposta de Moraes, (1999), permitindo compreender melhor as questões relativas à saúde, os conteúdos abordados na escola e a necessidade de articular aspectos da vida cotidiana com os do currículo mais acadêmico, cumprindo o que está previsto nos PCNs e propondo intervenções adequadas que possam influenciar diretamente a qualidade de vida de todos os envolvidos na escola, já que os alunos possuem conhecimento regular quanto a situação de saúde local, os professores participantes mostram grande conhecimento em saúde geral mas nem tanto em relação a saúde em Pelotas. Nota-se que falta integração entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde dificultando a difusão aos educandos e comunidade dos problemas de saúde do município. É imprescindível construir espaços de diálogo e trabalho entre alunos, professores, profissionais de saúde e comunidade, possibilitando a colaboração de cada um no processo de modificação da situação atual principalmente nas questões de prevenção | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 391618.pdf: 608132 bytes, checksum: 3710e205b6630bda598990edbf8dfaaa (MD5) Previous issue date: 2007-03-22 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12747/391618.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO E SAÚDE | por |
dc.subject | SAÚDE PÚBLICA | por |
dc.subject | SAÚDE ESCOLAR | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Saúde e educação no cotidiano da escola : a realidade dos planos de estudos em uma escola municipal de Pelotas, R.S. | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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391618.pdf | Texto Completo | 593,88 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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