Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrades, Roselaine Gonçalves de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750511H1por
dc.contributor.advisor1Chagas, Eva Regina Carrazoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785478D6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:13Z-
dc.date.available2007-06-29-
dc.date.issued2007-03-22-
dc.identifier.citationANDRADES, Roselaine Gonçalves de. Saúde e educação no cotidiano da escola : a realidade dos planos de estudos em uma escola municipal de Pelotas, R.S.. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3507-
dc.description.resumoO processo educativo possibilita, dentre vários aspectos, uma compreensão ampliada da realidade da população, o contato e a utilização de conhecimentos específicos do âmbito da saúde, e uma reflexão acerca de sua prática na participação mais ativa, consciente e crítica na conquista e manutenção da saúde coletiva. Da definição de políticas institucionais às relações entre escola e Secretaria de Saúde, concretizam-se as ações com trocas ágeis de informações superando as dicotomias e possibilitando melhor atenção ao educando e à comunidade e, como corolário, melhor qualidade de vida para todos. O objetivo desta pesquisa, é verificar os problemas de saúde de uma comunidade do município de Pelotas, em que está inserida a escola onde a pesquisadora atua desde 1984, e ainda identificar como a escola, em seus planos de estudo, pode influir sobre a situação. A mesma foi realizada durante o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006, envolvendo professores de Ciências e Biologia da já mencionada escola municipal. Também foram envolvidos os alunos de cada uma das séries da mesma escola. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas individuais, questionamentos sobre o tema saúde e educação direcionados a alunos e professores; levantamento de dados junto as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Pelotas e consultas na Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990. Os dados foram submetidos a um procedimento de análise de conteúdo segundo a proposta de Moraes, (1999), permitindo compreender melhor as questões relativas à saúde, os conteúdos abordados na escola e a necessidade de articular aspectos da vida cotidiana com os do currículo mais acadêmico, cumprindo o que está previsto nos PCNs e propondo intervenções adequadas que possam influenciar diretamente a qualidade de vida de todos os envolvidos na escola, já que os alunos possuem conhecimento regular quanto a situação de saúde local, os professores participantes mostram grande conhecimento em saúde geral mas nem tanto em relação a saúde em Pelotas. Nota-se que falta integração entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde dificultando a difusão aos educandos e comunidade dos problemas de saúde do município. É imprescindível construir espaços de diálogo e trabalho entre alunos, professores, profissionais de saúde e comunidade, possibilitando a colaboração de cada um no processo de modificação da situação atual principalmente nas questões de prevençãopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 391618.pdf: 608132 bytes, checksum: 3710e205b6630bda598990edbf8dfaaa (MD5) Previous issue date: 2007-03-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12747/391618.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO E SAÚDEpor
dc.subjectSAÚDE PÚBLICApor
dc.subjectSAÚDE ESCOLARpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSaúde e educação no cotidiano da escola : a realidade dos planos de estudos em uma escola municipal de Pelotas, R.S.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
391618.pdfTexto Completo593,88 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.