Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3504
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerigolo, Claudia Suzana-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4153843U6por
dc.contributor.advisor1Hillebrand, Vicente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:12Z-
dc.date.available2007-06-14-
dc.date.issued2007-03-08-
dc.identifier.citationFERIGOLO, Claudia Suzana. Contribuições da acentuação do pensamento no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade em medir comprimentos e superfícies. 2007. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3504-
dc.description.resumoA justificativa para a realização desta pesquisa, de natureza qualitativa, deve-se ao fato de os alunos apresentarem dificuldades em relação às medidas. Essa lacuna na aprendizagem da Matemática é responsável, dentre outras dificuldades, pelo fato de os alunos não saberem utilizar os instrumentos para medir e não conseguirem estabelecer as relações entre as unidades. Na tentativa de superar tais dificuldades, investigou-se a contribuição da acentuação do pensamento no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade em medir comprimentos e superfícies. Para isso, foram elaboradas atividades relativas às medidas de comprimento e de superfície, que acentuassem o pensamento, ou seja, dessem aos alunos oportunidades para pensar e participarem ativamente do processo de ensino e de aprendizagem. A investigação foi realizada com uma turma de alunos de 8ª série de uma escola municipal, durante o segundo semestre letivo de 2005. Os alunos realizaram essas atividades semanalmente, com a orientação da professora-pesquisadora, a qual reuniu, ao longo desse período, os registros em forma de diário, as entrevistas, os materiais escritos produzidos pelos alunos provenientes das atividades e do relatório final. As informações foram submetidas à análise textual discursiva, uma metodologia que consiste na unitarização e na categorização dessas informações, seguidas da comunicação pela produção de um metatexto que apresenta a descrição e interpretação dos sentidos e significados apreendidos pelo pesquisador. Com base na análise, verificou-se que de fato a acentuação do pensamento contribuiu para que os alunos de 8ª série desenvolvessem e aprimorassem a habilidade em medir comprimentos e superfícies, uma vez que propiciou uma mudança nítida de comportamento da turma, o desenvolvimento da autonomia e a aprendizagem, de forma a estarem aptos a utilizar esse conhecimento em situações cotidianas e quando julgarem necessário. Com a realização desta pesquisa, pode-se concluir que a acentuação do pensamento exerce um papel fundamental, pois as suas contribuições convergem para um eficaz ensino e aprendizagem das medidas de comprimento e de superfície, e para uma adequada Educação Matemática. Assim, esta pesquisa, além de atingir o objetivo proposto, oportunizará aos professores e futuros professores a refletirem sobre sua prática e melhorarem seu trabalho em sala de aulapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 391136.pdf: 279673 bytes, checksum: 1882921bd9f2608d2a2eee446259f38f (MD5) Previous issue date: 2007-03-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12655/391136.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17528/000391136-Texto%2bCompleto%2bApendices%2bA-B-1.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17530/000391136-Texto%2bCompleto%2bApendices%2bC-D-2.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO - MATEMÁTICApor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectSISTEMA MÉTRICO - ESTUDO E ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleContribuições da acentuação do pensamento no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade em medir comprimentos e superfíciespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
391136.pdfTexto Completo273.12 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000391136-Texto+Completo+Apendices+A-B-1.pdfTexto Completo Apendices AB19.87 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000391136-Texto+Completo+Apendices+C-D-2.pdfTexto Completo Apendices CD5.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.