Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3504
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ferigolo, Claudia Suzana | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4153843U6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Hillebrand, Vicente | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:13:12Z | - |
dc.date.available | 2007-06-14 | - |
dc.date.issued | 2007-03-08 | - |
dc.identifier.citation | FERIGOLO, Claudia Suzana. Contribuições da acentuação do pensamento no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade em medir comprimentos e superfícies. 2007. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3504 | - |
dc.description.resumo | A justificativa para a realização desta pesquisa, de natureza qualitativa, deve-se ao fato de os alunos apresentarem dificuldades em relação às medidas. Essa lacuna na aprendizagem da Matemática é responsável, dentre outras dificuldades, pelo fato de os alunos não saberem utilizar os instrumentos para medir e não conseguirem estabelecer as relações entre as unidades. Na tentativa de superar tais dificuldades, investigou-se a contribuição da acentuação do pensamento no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade em medir comprimentos e superfícies. Para isso, foram elaboradas atividades relativas às medidas de comprimento e de superfície, que acentuassem o pensamento, ou seja, dessem aos alunos oportunidades para pensar e participarem ativamente do processo de ensino e de aprendizagem. A investigação foi realizada com uma turma de alunos de 8ª série de uma escola municipal, durante o segundo semestre letivo de 2005. Os alunos realizaram essas atividades semanalmente, com a orientação da professora-pesquisadora, a qual reuniu, ao longo desse período, os registros em forma de diário, as entrevistas, os materiais escritos produzidos pelos alunos provenientes das atividades e do relatório final. As informações foram submetidas à análise textual discursiva, uma metodologia que consiste na unitarização e na categorização dessas informações, seguidas da comunicação pela produção de um metatexto que apresenta a descrição e interpretação dos sentidos e significados apreendidos pelo pesquisador. Com base na análise, verificou-se que de fato a acentuação do pensamento contribuiu para que os alunos de 8ª série desenvolvessem e aprimorassem a habilidade em medir comprimentos e superfícies, uma vez que propiciou uma mudança nítida de comportamento da turma, o desenvolvimento da autonomia e a aprendizagem, de forma a estarem aptos a utilizar esse conhecimento em situações cotidianas e quando julgarem necessário. Com a realização desta pesquisa, pode-se concluir que a acentuação do pensamento exerce um papel fundamental, pois as suas contribuições convergem para um eficaz ensino e aprendizagem das medidas de comprimento e de superfície, e para uma adequada Educação Matemática. Assim, esta pesquisa, além de atingir o objetivo proposto, oportunizará aos professores e futuros professores a refletirem sobre sua prática e melhorarem seu trabalho em sala de aula | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 391136.pdf: 279673 bytes, checksum: 1882921bd9f2608d2a2eee446259f38f (MD5) Previous issue date: 2007-03-08 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12655/391136.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17528/000391136-Texto%2bCompleto%2bApendices%2bA-B-1.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17530/000391136-Texto%2bCompleto%2bApendices%2bC-D-2.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL | por |
dc.subject | SISTEMA MÉTRICO - ESTUDO E ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Contribuições da acentuação do pensamento no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade em medir comprimentos e superfícies | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
391136.pdf | Texto Completo | 273.12 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
000391136-Texto+Completo+Apendices+A-B-1.pdf | Texto Completo Apendices AB | 19.87 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
000391136-Texto+Completo+Apendices+C-D-2.pdf | Texto Completo Apendices CD | 5.68 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.