Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3499
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mercedes Matte da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4126178H5por
dc.contributor.advisor1Viali, Lorí-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:11Z-
dc.date.available2007-05-22-
dc.date.issued2006-01-20-
dc.identifier.citationSILVA, Mercedes Matte da. Dificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamental. 2006. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3499-
dc.description.resumoNeste trabalho são feitas algumas especulações sobre as causas do erro em Matemática. É feita uma investigação da relação do erro tanto com a linguagem matemática quanto a materna. Fatores relacionados com a aprendizagem mecânica e descontextualizada como fontes potenciais de erros são igualmente levantados. A aprendizagem significativa é proposta como uma alternativa a minimização do problema. O estudo foi efetivado por meio de instrumento projetado especificamente com a finalidade de tentar detectar as causas potenciais de erros cometidos por alunos do Ensino Médio, especificamente do segundo e terceiro anos. O estudo abrangeu escolas públicas e privadas. Nas públicas, as esferas municipal e estadual foram contempladas. A amostra investigada foi composta de 150 alunos selecionados aleatoriamente contemplando estudantes de ambos os sexos. A composição do estudo inclui ainda estudantes dos três turnos envolvendo também escolas da capital e do interiorpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 347527.pdf: 901360 bytes, checksum: 839c68eb525fae82faf64904b5bdfc3c (MD5) Previous issue date: 2006-01-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12713/347527.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEM - DIFICULDADESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
347527.pdfTexto Completo880,23 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.