Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3494
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Spies, áurea Inês | - |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Roque | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:13:10Z | - |
dc.date.available | 2007-05-16 | - |
dc.date.issued | 2006-01-11 | - |
dc.identifier.citation | SPIES, áurea Inês. Dificuldades com a linguagem específica nas aulas de física e o educar pela pesquisa. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3494 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga a linguagem especializada utilizada em sala de aula, nas aulas de Física, com alunos do segundo ano do Ensino Médio, e sua relação com a aprendizagem. Investe numa proposta metodológica com base no educar pela pesquisa na sala de aula, e faz comparação com a aula de forma tradicional, centrada no professor. Parte da hipótese inicial que os alunos não dominam a linguagem especializada empregada nas aulas de Física, e coleta os dados através da aplicação de um questionário com vocabulário específico. Os resultados da pesquisa, seu tratamento estatístico e análise, mostram que a hipótese inicial é mantida, em função dos testes realizados. Os resultados levam a uma reflexão a respeito da compreensão demonstrada pelos alunos sobre o vocabulário específico utilizado nas aulas. Também discute como as dificuldades no ensino e na aprendizagem de Física podem ser compreendidas sob teorias sócio-históricas, que relacionam a linguagem não apenas com o pensamento, mas estabelecem ligação entre linguagem, sociedade e cultura | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 342431.pdf: 2292476 bytes, checksum: cfb7ef7aa7322e761438265a41093c6b (MD5) Previous issue date: 2006-01-11 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12717/342431.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | FÍSICA - ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | PESQUISA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | LINGUAGEM | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Dificuldades com a linguagem específica nas aulas de física e o educar pela pesquisa | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
342431.pdf | Texto Completo | 2.24 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.