Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3494
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSpies, áurea Inês-
dc.contributor.advisor1Moraes, Roque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:10Z-
dc.date.available2007-05-16-
dc.date.issued2006-01-11-
dc.identifier.citationSPIES, áurea Inês. Dificuldades com a linguagem específica nas aulas de física e o educar pela pesquisa. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3494-
dc.description.resumoEste trabalho investiga a linguagem especializada utilizada em sala de aula, nas aulas de Física, com alunos do segundo ano do Ensino Médio, e sua relação com a aprendizagem. Investe numa proposta metodológica com base no educar pela pesquisa na sala de aula, e faz comparação com a aula de forma tradicional, centrada no professor. Parte da hipótese inicial que os alunos não dominam a linguagem especializada empregada nas aulas de Física, e coleta os dados através da aplicação de um questionário com vocabulário específico. Os resultados da pesquisa, seu tratamento estatístico e análise, mostram que a hipótese inicial é mantida, em função dos testes realizados. Os resultados levam a uma reflexão a respeito da compreensão demonstrada pelos alunos sobre o vocabulário específico utilizado nas aulas. Também discute como as dificuldades no ensino e na aprendizagem de Física podem ser compreendidas sob teorias sócio-históricas, que relacionam a linguagem não apenas com o pensamento, mas estabelecem ligação entre linguagem, sociedade e culturapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 342431.pdf: 2292476 bytes, checksum: cfb7ef7aa7322e761438265a41093c6b (MD5) Previous issue date: 2006-01-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12717/342431.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFÍSICA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectPESQUISA EDUCACIONALpor
dc.subjectLINGUAGEMpor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDificuldades com a linguagem específica nas aulas de física e o educar pela pesquisapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
342431.pdfTexto Completo2.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.