Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchneider, Marizoli Regueira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758892Z6por
dc.contributor.advisor1Moraes, Roque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:10Z-
dc.date.available2007-05-11-
dc.date.issued2006-01-26-
dc.identifier.citationSCHNEIDER, Marizoli Regueira. Produção escrita : caminho para aprendizagens significativas a partir da construção e reconstrução do conhecimento matemático. 2006. 241 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3492-
dc.description.resumoA Matemática necessita urgentemente de novas formas de trabalhá-la. É imprescindível a implementação de novas metodologias, de novas atividades didáticas para transformarmos o quadro em que nos encontramos hoje. As pesquisas realizadas em Educação, Educação Matemática e a própria Matemática parecem não dar conta das dificuldades que percebo em minha caminhada. A Matemática pode contribuir para a formação de um cidadão politicamente consciente e transformador do meio. O que precisamos é de educadores que se desafiem e desafiem seus alunos. E isso acontecerá pelas atividades matemáticas que forem desenvolvidas com estes. A produção escrita em Matemática é, para nós, educadores, um novo pensar matemático e um novo fazer matemático. Estas novas visões certamente promoverão uma aprendizagem significativa em Matemática. Este estudo apresenta uma investigação realizada com alunos de uma escola particular da região do Alto Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina. O trabalho aborda idéias, envolvendo a Educação Matemática, Pesquisa em sala de aula, Tecnologias, Papel do educador, Linguagem matemática formalizada, Linguagem matemática usual, Produção escrita e Aprendizagem significativa, oferecendo uma seqüência do desenvolvimento de toda a pesquisa. Desta forma, os objetivos serviram para direcionar a pesquisa: investigar como elaborar atividades que estimulem o exercício continuado da escrita; investigar como o educador pode mediar em sala de aula a construção dos conceitos matemáticos, envolvendo a produção escrita; analisar os textos produzidos pelos alunos, observando se houve aprendizagem significativa na construção e reconstrução do conhecimento matemático. Então, surge o questionamento: Como a produção escrita pode favorecer uma aprendizagem significativa em Matemática? A produção de textos foi uma atividade conjunta aos trabalhos desenvolvidos com os alunos em sala ou fora dela. O aluno, ao descrever os conceitos construídos durante as atividades, oferece ao mediador mais uma condição de perceber se a construção do conhecimento matemático aconteceu. Levando em consideração que um texto matemático possui características próprias, há necessidade de apresentar, no ato da escrita, alguns aspectos, tais como: clareza, coerência, organização e conhecimento matemático. Para acompanhar os sujeitos envolvidos, foram realizadas entrevistas, anotações, diálogos, observações, trabalhos de grupo, observando atitudes, criticidade, participação dos envolvidos e, principalmente, a produção escrita individual e coletiva. A abordagem qualitativa direcionou essa dissertação, centrando as análises em produções textuais dos alunos e reflexões sobre o papel do educador ao aplicar a produção escrita em Matemática. Os resultados da pesquisa indicam que a produção escrita favorece uma aprendizagem significativa em Matemática. Pelas análises realizadas, fica evidente a elaboração dos conceitos matemáticos, após a aplicação da atividade didática em Matemática.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 345716.pdf: 23782275 bytes, checksum: 91934ccb97bb7590618cc7e5792d416b (MD5) Previous issue date: 2006-01-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12671/345716.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO - MATEMÁTICApor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProdução escrita : caminho para aprendizagens significativas a partir da construção e reconstrução do conhecimento matemáticopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
345716.pdfTexto Completo23,22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.