Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3490
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Moreira, Maria Aparecida Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537764U6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Maurivan Güntzel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:13:09Z | - |
dc.date.available | 2007-05-11 | - |
dc.date.issued | 2005-07-15 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Maria Aparecida Oliveira. Avaliação da aprendizagem em química no ensino médio : a produção escrita como instrumento. 2005. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3490 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa tem por objetivo estudar o processo de avaliação do ensino e da aprendizagem com estudantes do ensino médio, tendo origem a partir de reflexões sobre a prática avaliativa da autora. O principal objetivo da pesquisa é produzir conhecimento sobre avaliação, utilizando como instrumento, a produção escrita dos alunos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, alguns teóricos serviram de apoio, como Demo (2002), Hoffmann (1994), Luckesi (1998), Libâneo (1994), Moraes (2003), Perrenound (1999). Ao desenvolver a avaliação da aprendizagem em Química no ensino médio, pretende-se compreender como se dá o progresso da aprendizagem dos alunos, num contexto do educar pela pesquisa, entendendo que a produção escrita é fundamental para essa aprendizagem. Os dados discutidos neste trabalho foram obtidos por meio de um grupo de quarenta e cinco alunos de um colégio estadual de ensino médio de Porto Alegre, ao longo do primeiro semestre de 2004. Desses, cinco tornaram-se sujeitos de pesquisa. Foram também realizadas entrevistas com esses cinco alunos, que participaram ativa e intensamente do processo. O material de análise é composto de textos produzidos pelos estudantes durante o desenvolvimento da pesquisa. Sobre esses dados foi procedida uma análise textual qualitativa, da qual emergiram três categorias: a evolução dos conceitos estudados, a tomada de consciência da relevância do estudo desses conceitos e a sua relação com o cotidiano. A avaliação, por meio da produção escrita, mostrou-se possível de ser realizada e adequada para acompanhar a aprendizagem dos alunos em Química, além de oferecer ao professor informações sobre as facilidades e dificuldades do processo de aprendizagem e do desenvolvimento de competências | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 336558.pdf: 516742 bytes, checksum: 2472f8de7cf6da4e0f40b7a4812c1c38 (MD5) Previous issue date: 2005-07-15 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12705/336558.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | QUÍMICA - ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - AVALIAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | PESQUISA EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Avaliação da aprendizagem em química no ensino médio : a produção escrita como instrumento | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
336558.pdf | Texto Completo | 504,63 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.