Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStephani, Marcos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744573T7por
dc.contributor.advisor1Pinent, Carlos Eduardo da Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705327Z8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:09Z-
dc.date.available2007-05-11-
dc.date.issued2005-12-15-
dc.identifier.citationSTEPHANI, Marcos. Educação financeira : uma perspectiva interdisciplinar na construção da autonomia do aluno. 2005. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3489-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema central o processo de construção da autonomia do aluno. Dentro do Projeto de Educação Financeira, alvo da investigação desta dissertação, a construção da autonomia é favorecida por meio da forma participativa com que os alunos compartilham suas experiências entre si, entre eles e o professor e entre eles e suas famílias. A fim de clarear e embasar a construção da autonomia fundada na participação e na interdisciplinaridade, o texto traz, no primeiro capítulo, as concepções de alguns autores que fundamentam idéias da Educação Crítica, da Autonomia/Emancipação e da Interdisciplinaridade. No segundo capítulo descrevem-se o Projeto, a problemática do estudo, a metodologia e os sujeitos da pesquisa, bem como a metodologia de análise dos dados e os objetivos da pesquisa. O terceiro capítulo é o que extrai das entrevistas realizadas com os alunos participantes as suas idéias (impressões, representações) sobre o Projeto e as contribuições deste para suas vidas presente e futura. É uma interpretação das falas dos alunos, no intuito de compreender o que aconteceu durante o Projeto que tenha contribuído para sua formação acadêmica e pessoalpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 342428.pdf: 389695 bytes, checksum: 57ec70f747af060f57da2ef9f4a086a1 (MD5) Previous issue date: 2005-12-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12626/342428.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAUTONOMIA (EDUCAÇÃO)por
dc.subjectINTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)por
dc.subjectCRIANÇAS - EDUCAÇÃO FINANCEIRApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação financeira : uma perspectiva interdisciplinar na construção da autonomia do alunopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
342428.pdfTexto Completo380,56 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.