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Tipo do documento: Dissertação
Título: As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva
Autor: Carvalho, Juliana Grosze Nipper 
Primeiro orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Resumo: As perguntas dos estudantes são pouco valorizadas no ensino de Química e na pesquisa nessa área. No entanto, são elementos importantes a serem considerados pelos professores pela sua possibilidade de promover a aprendizagem em Química. Por isso, o trabalho relata investigação, cuja questão norteadora é: Como as perguntas dos estudantes de ensino médio sobre reações químicas relacionam-se com a apresentação desse conteúdo conceitual nos livros didáticos (PNLD 2012) e com o que recomendam os documentos educacionais oficiais do ensino médio? Perguntas de estudantes sobre o que gostariam de aprender acerca das reações químicas, as coleções de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012 e os documentos educacionais oficiais (PCN, PCN+ e OCN) foram as fontes de dados, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Após, foram integradas essas análises, pela produção de textos compreensivos e interpretativos. Os principais resultados dessa investigação são os seguintes: após uma comparação e compreensão das análises, pode-se concluir que existe uma relação entre as perguntas, os livros e os documentos. Porém, além das relações existentes é importante salientar a importância do professor para realizar uma conexão entre as partes
Abstract: Students‟ questions have been untapped in chemistry teaching and in scientific inquiry. However, they play an important role to be considered by teachers due to their potential of promoting chemistry learning. For this reason, this work reports a research whose guiding question is: How questions about chemical reactions made by high school students are associated with the conceptual concept presented in textbooks (PNLD, 2012) and what are the recommendations in official educational documents regarding high school? Students‟ questions related to what they would like to learn about chemical reactions, The National Program of the Textbook 2012 and its collections as well as official educational documents (PCN, PCN+ e OCN) were the sources of data which was analyzed using the Textual Discourse Analysis (DTA) as theoretical basis. The official documents were used during the analysis. The main results of this research are: after a comparison as well as an analysis of data, it can be concluded that there is a relation among students‟ questions, textbooks as well as official educational documents. Nevertheless, besides the relation among them, it is relevant to emphasize the essential role of the teacher in order to connect these three points
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
QUÍMICA - ENSINO
QUÍMICA - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: CARVALHO, Juliana Grosze Nipper. As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3477
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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