Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLindenmeyer, Clarissa Martins-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4474149Z2por
dc.contributor.advisor1Harres, João Batista Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765340H0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:01Z-
dc.date.available2013-11-13-
dc.date.issued2013-03-19-
dc.identifier.citationLINDENMEYER, Clarissa Martins. (Re) construção de conhecimentos sobre cadeia alimentar : trabalhando a partir das ideias dos alunos na educação em jovens e adultos. 2013. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3461-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como foco a (re) construção de conhecimento na área de ciências por alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública estadual localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Procura averiguar como uma metodologia de ensino, denominada Unidade de Aprendizagem (UA) construída segundo as ideias iniciais dos alunos influencia na aprendizagem sobre Cadeia Alimentar. Os dados foram coletados a partir de um questionário de perfil socioeconômico, de um questionário inicial sobre conhecimentos prévios e de um questionário final para averiguar os processos de re)construção do conhecimento. Em uma abordagem predominantemente qualitativa, a análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que ao longo da UA os sujeitos reconstruíram suas concepções sobre o tema cadeia alimentar, estabelecendo uma transição em direção a uma perspectiva mais complexa desde o conhecimento cotidiano para o conhecimento científico.por
dc.description.abstractThis research focused on the reconstruction of science knowledge for youth and adults of Porto Alegre area in a specific elementary public school. It is analyzed how a teaching methodology built according to the student s initial ideas (Unit Learning approach) influences in learning about the Food Chain subject. Data were collected from a survey of socioeconomic profile, an initial questionnaire about previous knowledge and a final questionnaire to investigate the processes of reconstruction of knowledge. In a predominantly qualitative approach, data analysis was performed using Analysis Textual Discourse. The results show that throughout the UA approach students rebuilt their ideas on the food chain subject establishing a transition to a more complex view from everyday knowledge to scientific knowledge.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 452180.pdf: 1262528 bytes, checksum: e3620d8656d55ac66f0ddccdf65a2198 (MD5) Previous issue date: 2013-03-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12526/452180.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO DE ADULTOS - APRENDIZAGEMpor
dc.subjectJOVENS - EDUCAÇÃOpor
dc.subjectCIÊNCIAS - ESTUDO E ENSINOpor
dc.subjectCADEIAS ALIMENTARES (ECOLOGIA)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title(Re) construção de conhecimentos sobre cadeia alimentar : trabalhando a partir das ideias dos alunos na educação em jovens e adultospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
452180.pdfTexto Completo1,23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.