Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3453
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Joelene de Oliveira de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138556P1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Giraffa, Lucia Maria Martins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:58Z | - |
dc.date.available | 2007-03-30 | - |
dc.date.issued | 2006-12-22 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Joelene de Oliveira de. Diretrizes para a construção de softwares educacionais de apoio ao ensino de Matemática. 2006. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3453 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho está inserido na linha de pesquisa em Informática na Educação de Ciência e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. O projeto buscou identificar os requisitos e funcionalidades a serem considerados no projeto de softwares educacionais para suporte ao processo de ensinoaprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A fim de identificar esses aspectos e gerar um conjunto de diretrizes para orientação de projeto de softwares educacionais na área de Matemática, fez-se um levantamento de programas (softwares) educacionais disponíveis nas escolas e destes quais são os mais utilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio. A partir desse levantamento foi realizada uma análise desses sistemas e criadas categorias para agrupar as funcionalidades por similaridade de função no contexto do programa. Tendo por base essas categorias, criou-se um conjunto de diretivas para auxiliar a orientar os projetistas de softwares educacionais para suporte ao ensino de Matemática. A validação das funcionalidades identificadas foi realizada através de uma pesquisa com professores de Matemática do Ensino Médio que trabalham com softwares educacionais. A pesquisa foi apoiada por um ambiente virtual que permite a realização da coleta de dados via WEB | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388770.pdf: 3274163 bytes, checksum: 16059b60bb6b4cef7a5aa84a77dee67f (MD5) Previous issue date: 2006-12-22 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12522/388770.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO | por |
dc.subject | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject | INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | SOFTWARE EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Diretrizes para a construção de softwares educacionais de apoio ao ensino de Matemática | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
388770.pdf | Texto Completo | 3,2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.