Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRubi, Geiseane Lacerda-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4469020H5por
dc.contributor.advisor1Lahm, Regis Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707004Y5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:57Z-
dc.date.available2013-06-10-
dc.date.issued2012-12-03-
dc.identifier.citationRUBI, Geiseane Lacerda. Ensinando conceitos de matemática a partir de jogos online na 7ª serie do ensino fundamental : desafios e oportunidades. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3451-
dc.description.resumoMatemática é geralmente considerada um conteúdo complexo pelos alunos. Seu estudo provoca uma sensação conhecida como Matofobia (medo de Matemática). Uma opção para ajudar a reduzir Matofobia é diversificar a maneira como os indivíduos se relacionam com a Matemática. Neste sentido, o uso de jogos como um recurso pedagógico para aprender pode ajudar os jovens a superar sua resistência e / ou medo de aprender conceitos matemáticos, considerando que o jogo hoje em dia é parte da vida diária do aluno. O uso de jogos online comerciais como elementos de apoio ao ensino de Matemática pode ajudar os alunos a aprender de uma forma mais agradável e interessante. Jogos permitem aos alunos adquirir competências e habilidades, a fim de ajudá-los a estabelecer relações importantes sobre conceitos de Matemática. Neste sentido, esta dissertação de mestrado apresenta uma proposta metodológica baseada no jogo online chamado Transformice como uma ferramenta para ensinar conceitos de Matemática. Uma sequência de passos didáticos relacionadas com "Espaço e Forma" e "Grandezas e Medidas" foi testado, a fim de comprovar o potencial metodológico. Conceitos e relações entre ângulos, arcos, teorema de Pitágoras, foram testadas com alunos do ensino fundamental (7ª série). Esta pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa organizada como um estudo de caso. Para a coleta de dados usamos questionários, entrevistas e registros de sala de aula. Para analisar estes dados foi utilizada a técnica proposta por Moraes e Galiazzi, a análise textual discursiva. Os resultados mostraram que a expectativa relacionada ao uso de um jogo comercial online, devidamente contextualizado por uma abordagem, auxilia os alunos a estudar conceitos de Matemática, causando um efeito duplamente benéfico: a compreensão da aplicação do conteúdo estudado para resolver problemas cotidianos e auxilia os alunos a melhorar suas habilidades como jogadores.por
dc.description.abstractMathematics is generally considered a complex subject by students. It causes a feeling known as Matofobia (Math fear). An option to help to reduce Matofobia is to diversify the way the subjects relate to Math is taught. In this sense, the use of games as a resource to learn can help young people to overcome their resistance and/or fear to learn mathematics concepts, considering game playing nowadays is part of the student‟s daily life. The use of online commercial games as elements to support Math teaching can help students to learn in a more enjoyable and interesting way. Playing games allow students to acquire skills and abilities in order to help them to establish important relationships regarding Math concepts. In this sense, this master dissertation presents a methodological proposal based on the online game named Transformice as a tool to teach Math concepts. A sequence of didactic steps related to Space and Form and Quantities and Measurements was tested in order to prove the methodology potential. Concepts and relationships among angles, arcs, Pythagorean Theorem, were tested with students from elementary school (7th grade). This research used a qualitative approach organized as a case study. In order to collect data we have used questionnaires, interviews, and daily classroom logs. To analyze these data we performed Moraes and Galiazzi Textual Discursive Analysis. The results showed us that expectations related to the use of a commercial game online properly contextualized by a pedagogical helps students to study math concepts causing a double beneficial effect: understanding the application of the studied content to solve everyday problems, and it also helps them to improve their skills as players.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 448452.pdf: 2619274 bytes, checksum: d4491676e1c030c8cfa5625c3cc29994 (MD5) Previous issue date: 2012-12-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12518/448452.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO - MATEMÁTICApor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpor
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subjectJOGOS ELETRÔNICOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsinando conceitos de matemática a partir de jogos online na 7ª serie do ensino fundamental : desafios e oportunidadespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
448452.pdfTexto Completo2.56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.