Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3448
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBalestrin, Glauce Agnes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452331T7por
dc.contributor.advisor1Borges, Regina Maria Rabello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:56Z-
dc.date.available2013-05-31-
dc.date.issued2013-01-17-
dc.identifier.citationBALESTRIN, Glauce Agnes. Educação matemática no Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) : um estudo das concepções do professor Vicente Hillebrand. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3448-
dc.description.resumoO Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) foi um dos seis Centros implantados no Brasil no ano de 1965 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), em convênio com as respectivas secretarias estaduais de educação, universidades e agências de fomento, visando a renovar o ensino secundário das disciplinas científicas: Matemática, Física, Química, Biologia e Ciências. Reconhecendo a importância do CECIRS e sua influência sobre diversas ações científicas e pedagógicas ao longo dos anos, neste trabalho optou-se por um recorte, qual seja, focar o olhar no âmbito da Matemática área de formação inicial da pesquisadora. O objetivo central da presente pesquisa foi, portanto, o de compreender como as concepções educacionais do professor Vicente Hillebrand, responsável pela Educação Matemática promovida pelo CECIRS no período de 1985 a 2000, influenciaram e foram influenciadas pelo seu trabalho nesse Centro.Para isso foram analisadas as obras desenvolvidas pelo referido professor, objetivando identificar na afinidade entre os textos suas idéias e concepções relativas à educação matemática. Procurou-se ainda, através de entrevista semiestruturada, reconstruir a trajetória do professor Vicente Hillebrand no CECIRS. Isso permitiu compreender melhor seu trabalho na educação continuada de professores de Matemática, de que forma as interações que ele estabeleceu com outros professores naquela época influenciaram e transformaram suas concepções educacionais e como ele autoavalia sua participação no CECIRS, enfatizando o valor da experiência que nela se inscreve. Em síntese, foi possível reconstruir a trajetória do professor Vicente Hillebrand nesse Centro de Ciências e sublinhar alguns dos acontecimentos que mais fortemente marcaram a sua vida profissional, ao mesmo tempo em que contribuíram à educação continuada de outros professores de Matemática.por
dc.description.abstractThe Science Center of Rio Grande do Sul (CECIRS) was one of six centers implemented in Brazil in 1965 by the Ministry of Education and Culture (MEC), in partnership with the respective state departments of education, universities and funding agencies, aiming at renewing the secondary school of scientific disciplines: Mathematics, Physics, Chemistry, Biology and Science. Recognizing the importance of CECIRS and its influence on various scientific and educational activities over the years, in this paper we chose a cut, that is, under the gaze focus of mathematics - area of researcher training. The central objective of this study was therefore to understand how educational concepts teacher Vicente Hillebrand, responsible for Mathematics Education promoted by CECIRS from 1985 to 2000, influenced and were influenced by his work in this Center.For this we analyzed the works undertaken by that teacher in order to identify the affinity between ideas and concepts related to mathematics education. Efforts were also made through semi-structured interviews, reconstruct the trajectory of the teacher Vincent Hillebrand in CECIRS. This allowed better understand their work in continuing education of teachers of mathematics, how he established interactions with other teachers at that time influenced and transformed their educational concepts, and how he autoavalia their participation in CECIRS, emphasizing the value of experience in it subscribe. In summary, it was possible to reconstruct the trajectory of Professor Vincent Hillebrand in Science Center and highlight some of the events that most strongly marked his professional life, while contributing to the continuing education of other mathematics teacherseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 448386.pdf: 7075998 bytes, checksum: c58bf13d4ba4f61f12e8bf9edc52465b (MD5) Previous issue date: 2013-01-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12357/448386.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO - MATEMÁTICApor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - HISTÓRIApor
dc.subjectEDUCAÇÃO - TEORIASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação matemática no Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) : um estudo das concepções do professor Vicente Hillebrandpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
448386.pdfTexto Completo6.91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.