Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCordeiro, Elise Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792719J2por
dc.contributor.advisor1Borges, Regina Maria Rabello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:55Z-
dc.date.available2013-04-23-
dc.date.issued2012-03-28-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Elise Oliveira. Dissertações focalizando a interdisciplinaridade no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS : relações entre teoria e prática. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3446-
dc.description.resumoO Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM) da PUCRS, nos seus dez anos de existência, destaca a importância da interdisciplinaridade e da educação pela pesquisa, com as quais os mestrandos se envolvem desde o processo de seleção ao curso de Mestrado. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar as dissertações do Programa sobre interdisciplinaridade, concluídas no período compreendido entre 2004 e 2010. A abordagem foi qualitativa, como nos trabalhos analisados. A partir de um levantamento inicial realizado em busca das dissertações disponíveis no site da Biblioteca Central da PUCRS, considerando títulos das dissertações, palavras-chave e resumos, as dissertações selecionadas foram submetidas ao processo de análise, segundo a metodologia de Análise Textual Discursiva. Cada dissertação analisada descreve o acompanhamento que houve em todas as fases do processo, com reflexões sobre avanços e dificuldades. Ao final de cada uma, as considerações finais permitiram aprofundar a teorização inicial a partir da explicitação de relações entre teoria e prática. A partir de diversas metodologias de ensino, como projetos, ilhas interdisciplinares de racionalidade e unidades de aprendizagem, e também em grupos de estudos com professores de Ciências e Matemática, foi ampliado o diálogo com outras áreas do conhecimento e com a vida. Em cada dissertação, apesar de algumas dificuldades e resistências iniciais ao desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar, foram constatados avanços e possibilidades de superação.por
dc.description.abstractThe Program for Postgraduate in Science and Mathematics Education / PUCRS, in its ten years of existence, have highlighted the importance of the interdisciplinarity and education by research, with which the students are involved from the selection process to the Master course. In this context, the objective of the research was to analyze dissertations about interdisciplinarity, completed in the period between 2004 and 2010. The approach was qualitative, as in the studies analyzed. From an initial survey conducted in search of dissertations available at the PUCRS Central Library, considering the titles of dissertations, keywords and abstracts, the selected papers were submitted to the analysis process, according to the methodology of Discourse Textual Analysis. Each essay describes the monitoring analyzed what happened at all stages of the process, with reflections on the progress and difficulties. At the end of each one, the final considerations allow further theorizing from the initial explanation of relationships between theory and practice. From various teaching methodologies, such as projects, interdisciplinary islands of rationality and learning units, and also in with study groups of Science and Mathematics teachers, was expanded dialogue with other f knowledge areas and the life. In each essay, despite some initial difficulties and resistance to the development of an interdisciplinary work, were verified progress and possibilities of overcoming.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 447319.pdf: 3065790 bytes, checksum: cd09475cb47d86f385b917068b2f892c (MD5) Previous issue date: 2012-03-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12481/447319.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectINTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)por
dc.subjectPÓS-GRADUAÇÃO - PESQUISASpor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpor
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDissertações focalizando a interdisciplinaridade no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS : relações entre teoria e práticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
447319.pdfTexto Completo2,99 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.