Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAgne, Luciano Sant ana-
dc.contributor.advisor1Harres, João Batista Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765340H0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:55Z-
dc.date.available2013-04-17-
dc.date.issued2013-01-24-
dc.identifier.citationAGNE, Luciano Sant ana. Relações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRS. 2013. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3445-
dc.description.resumoO presente trabalho investigou as relações entre as concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, as propostas didáticas e as concepções de ensino em pesquisas de mestrado em Educação Matemática. Foram escolhidas dissertações nas quais os alunos realizaram pesquisa em sala de aula apoiadas no princípio teórico Educar Pela Pesquisa. Treze dissertações de mestrado do programa de Pósgraduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS foram analisadas. A investigação teve abordagem qualitativa interpretativa. Para análise das informações foi utilizado o método da Análise Textual Discursiva. Três dimensões foram consideradas nesta análise: as propostas didáticas empregadas nas atividades em sala de aula, as concepções sobre a natureza do conhecimento matemático e as concepções sobre ensino implícitas. Como referencial teórico, as concepções sobre a natureza do conhecimento matemático foram analisadas segundo as categorias filosóficas realismo e antirrealismo, conforme Hacking (1983), Manno (1973) e Del Vecchio Jr. (2010). As concepções de ensino foram analisadas segundo os pressupostos do Educar Pela Pesquisa. Os resultados revelaram que o ensino de Matemática fundamentado no Educar Pela Pesquisa em sala de aula ajudou a promover a aprendizagem de conceitos matemáticos, permitindo a construção destes conhecimentos. Também foi constatado que, mesmo defendendo propostas pedagógicas fundamentadas em pesquisa em sala de aula, as pesquisas investigadas apresentam uma concepção absolutista acerca da natureza do conhecimento matemático.por
dc.description.abstractThis study has analysed the connections between the conceptions about the nature of mathematical knowledge, teaching plans and the conceptions about teaching found in Masters in Mathematical Education researches. Studies which featured classroom research based on the theory of Education Through Research were selected. Thirteen Master s dissertations from the PUCRS Master Degree Program in Science and Mathematics Education have been analyzed through a qualitative and interpretive approach. The Discoursive Textual Analysis was used to data analysis. Three aspects were considered: teaching plans used in classroom activities, conceptions of the nature of mathematical knowledge, and the underlying conceptions of teaching. As a theoretical framework, conceptions about the nature of mathematical knowledge were analyzed according to the categories philosophical realism and antirealism as Hacking (1983), Manno (1973) and Del Vecchio Jr. (2010). The conceptions of teaching were analyzed according to the assumptions of Teach For Search. The results show that the teaching of Math based on Education Through Research helped the learning of mathematical concepts, allowing for the construction of that knowledge. It was also noticed that, despite the use of teaching plans based on research in the classroom, the studies analyzed show an absolutistic conception of mathematical knowledge.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 447215.pdf: 574834 bytes, checksum: bc4606f332fe4382a0127e7e5fbca869 (MD5) Previous issue date: 2013-01-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12516/447215.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectENSINO - PESQUISASpor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRelações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRSpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
447215.pdfTexto Completo561,36 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.