Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3439
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOsório, Vanessa da Conceição-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550636J2por
dc.contributor.advisor1Lima, Valderez Marina do Rosário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:54Z-
dc.date.available2007-03-22-
dc.date.issued2007-01-11-
dc.identifier.citationOSÓRIO, Vanessa da Conceição. O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3439-
dc.description.resumoEsta dissertação relata e analisa a evolução de um grupo de professoras, que se dispôs a refletir sobre o ensino de Ciências e a vivenciar atividades experimentais com o propósito de reconstrução da prática docente em relação ao ensino de Ciências. A pesquisa envolveu professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. A abordagem qualitativa contemplou aspectos de pesquisa-ação, tendo como objetivo principal investigar as contribuições dos princípios educativos do educar pela pesquisa e da vivência em oficinas pedagógicas, para qualificação docente das professoras, no ensino de Ciências. A investigação constou de quatro etapas: entrevistas iniciais; encontros com o grupo de aprendizagem; realização de uma atividade experimental das professoras em sala de aula; entrevista final. Após as entrevistas iniciais, foram realizados oito encontros em um período de três meses. As estratégias utilizadas nos encontros proporcionaram ao grupo desenvolver o questionamento reconstrutivo, a argumentação, a comunicação, a produção própria, iniciarem o processo de autonomia e as ajudou a superar as dificuldades existentes e a avançar na compreensão de sua prática e de si mesmas. As reflexões, discussões, e produções apontam a vivência dos princípios educativos do educar pela pesquisa e a vivência nas oficinas pedagógicas, como uma proposta que contribuiu para o início do processo de qualificação da prática docente das professoras no ensino de Ciências e para a recuperação de suas competências. Este trabalho também revela a importância de ter nas escolas um espaço de reflexão-ação-reflexão para capacitação docentepor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388460.pdf: 589988 bytes, checksum: d22d2cb924af7b9f073b3db9727cfbff (MD5) Previous issue date: 2007-01-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12490/388460.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO PERMANENTEpor
dc.subjectOFICINAS PEDAGÓGICASpor
dc.subjectENSINO - TÉCNICASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências daspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
388460.pdfTexto Completo576.16 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.