Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3439
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Osório, Vanessa da Conceição | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550636J2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Valderez Marina do Rosário | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:54Z | - |
dc.date.available | 2007-03-22 | - |
dc.date.issued | 2007-01-11 | - |
dc.identifier.citation | OSÓRIO, Vanessa da Conceição. O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3439 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação relata e analisa a evolução de um grupo de professoras, que se dispôs a refletir sobre o ensino de Ciências e a vivenciar atividades experimentais com o propósito de reconstrução da prática docente em relação ao ensino de Ciências. A pesquisa envolveu professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. A abordagem qualitativa contemplou aspectos de pesquisa-ação, tendo como objetivo principal investigar as contribuições dos princípios educativos do educar pela pesquisa e da vivência em oficinas pedagógicas, para qualificação docente das professoras, no ensino de Ciências. A investigação constou de quatro etapas: entrevistas iniciais; encontros com o grupo de aprendizagem; realização de uma atividade experimental das professoras em sala de aula; entrevista final. Após as entrevistas iniciais, foram realizados oito encontros em um período de três meses. As estratégias utilizadas nos encontros proporcionaram ao grupo desenvolver o questionamento reconstrutivo, a argumentação, a comunicação, a produção própria, iniciarem o processo de autonomia e as ajudou a superar as dificuldades existentes e a avançar na compreensão de sua prática e de si mesmas. As reflexões, discussões, e produções apontam a vivência dos princípios educativos do educar pela pesquisa e a vivência nas oficinas pedagógicas, como uma proposta que contribuiu para o início do processo de qualificação da prática docente das professoras no ensino de Ciências e para a recuperação de suas competências. Este trabalho também revela a importância de ter nas escolas um espaço de reflexão-ação-reflexão para capacitação docente | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388460.pdf: 589988 bytes, checksum: d22d2cb924af7b9f073b3db9727cfbff (MD5) Previous issue date: 2007-01-11 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12490/388460.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO PERMANENTE | por |
dc.subject | OFICINAS PEDAGÓGICAS | por |
dc.subject | ENSINO - TÉCNICAS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
388460.pdf | Texto Completo | 576.16 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.