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dc.creatorFeltes, Rejane Zeferino-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559564H8por
dc.contributor.advisor1Cury, Helena Noronha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:54Z-
dc.date.available2007-03-22-
dc.date.issued2007-01-12-
dc.identifier.citationFELTES, Rejane Zeferino. Análise de erros em potenciação e radiciação : um estudo com alunos de ensino fundamental e médio. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3438-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar erros cometidos por alunos de Ensino Fundamental e Médio, ao resolverem testes sobre potenciação, radiciação e equações exponenciais. A investigação foi desenvolvida em sétimas e oitavas séries do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. O trabalho consiste na classificação dos erros nas respostas escritas dos estudantes, ao resolverem testes sobre os conteúdos citados, bem como na análise das respostas a um questionário aplicado a professores de Matemática das escolas participantes, sobre os erros cometidos pelos alunos. Foram analisadas as respostas aos testes, aplicados a 239 alunos do Ensino Fundamental e 193 do Ensino Médio, sendo os erros classificados em 17 categorias. Pelo número de ocorrências em cada classe, bem como pela análise qualitativa das respostas, é possível concluir que as maiores dificuldades estão relacionadas a operações numéricas e às propriedades da potenciação. Os professores que responderam ao questionário consideraram que, em geral, os erros são causados pela falta de estudo e de atenção. As alternativas, por eles sugeridas para auxiliar os estudantes, em geral envolvem apenas a repetição dos conteúdos e a realização de exercícios de fixação. Nas conclusões, são apresentadas algumas considerações sobre a pesquisa realizada e sobre o uso dos erros no processo de ensino e aprendizagem de Matemáticapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388459.pdf: 698835 bytes, checksum: f51c9e4289798d14c6b45428bcf721a0 (MD5) Previous issue date: 2007-01-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12431/388459.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectANÁLISE DE ERROS (ENSINO)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise de erros em potenciação e radiciação : um estudo com alunos de ensino fundamental e médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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