Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3422
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Viêra, Marivane Menuncin | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4439165H7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Valderez Marina do Rosário | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:50Z | - |
dc.date.available | 2012-05-25 | - |
dc.date.issued | 2011-03-25 | - |
dc.identifier.citation | VIÊRA, Marivane Menuncin. O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3422 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação faz parte de um projeto maior, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem como título Ciência, História, Educação e Cultura: dos Centros de Treinamento de Professores de Ciências aos atuais Centros e Museus Interativos. Este trabalho se justifica pela importância que um destes Centros teve para a educação científica do estado, o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS), e procura compreender a relação existente entre as atividades desenvolvidas no CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul em diferentes épocas (1965/2000), bem como analisar a história de vida de um dos professores que participou ativamente de todas as fases do Centro. Assim sendo, o problema desta pesquisa é o seguinte: qual a relação existente entre as atividades desenvolvidas no CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul em diferentes épocas? Esta investigação utiliza a metodologia de pesquisa qualitativa, mais especificamente a história oral de vida. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva e originou três categorias principais. A primeira delas, denominada Registros da vida: recompondo tempos e espaços, trata de fatos importantes da vida pessoal e profissional do professor sujeito da pesquisa, delineando, assim, uma linha de tempo, destacando a forma como ocorreu a escolha da profissão, o início da carreira e os desafios enfrentados no decorrer da sua vida profissional. A segunda categoria, denominada Histórias que se entrelaçam: o CECIRS e a trajetória profissional do professor, apresenta o amálgama entre a vida profissional do professor e o referido Centro, pois, como o próprio sujeito de pesquisa relatou, a vida dele foi cheia de coincidências agradáveis, e o CECIRS teve grande participação nesse processo. A última categoria, intitulada Marcas que permanecem: o professor, o CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul, trata das influências exercidas pelo CECIRS no ensino científico riograndense, refletindo sobre a repercussão das atividades promovidas pelo Centro, em especial as Feiras de Ciências e suas formas de avaliação, bem como os cursos ministrados e as transformações do ensino de Ciências no Rio Grande do Sul. Algumas dessas marcas permanecem até hoje e, como esse professor ainda é atuante, continua a influenciar o ensino de Ciências. O último capítulo, intitulado A caminhada terminou, ou está recomeçando?, apresenta as considerações finais e responde a questão da pesquisa inicialmente colocada. Na qual, considero que foi possível, através da história de vida pessoal e profissional do professor Lourenço, e da história do CECIRS, analisar o desenvolvimento científico ocorrido no Rio Grande do Sul. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 438648.pdf: 2487518 bytes, checksum: ce9a0839f639affab5feef195eb9aa46 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12379/438648.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | CIÊNCIAS - ENSINO | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | ENTREVISTAS | por |
dc.subject | HISTÓRIA ORAL | por |
dc.subject | DEPOIMENTO PESSOAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
438648.pdf | Texto Completo | 2,43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.