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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3412
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Jenske, Grazielle | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4447582J7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Harres, João Batista Siqueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765340H0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:48Z | - |
dc.date.available | 2011-10-11 | - |
dc.date.issued | 2011-03-31 | - |
dc.identifier.citation | JENSKE, Grazielle. A teoria de Gérard Vergnaud como aporte para a superação da defasagem de aprendizagem de conteúdos básicos da matemática: um estudo de caso. 2011. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3412 | - |
dc.description.resumo | Inserida na perspectiva de que o aluno avança em sua trajetória escolar à medida que compreende e interioriza os conceitos, esta pesquisa analisou uma proposta de intervenção com cinco alunos de 8º. ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Estado de Santa Catarina que apresentavam defasagens de conteúdos matemáticos, ou seja, o desempenho na disciplina de Matemática apresentava-se aquém do esperado para o nível de escolaridade em que se encontravam. Este trabalho guiou-se à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e teve como finalidade por em prática os estudos de Gerard Vergnaud acerca da Teoria dos Campos Conceituais na tentativa de compreender como ocorre a aprendizagem e, ao mesmo tempo, como alternativa de superação para a defasagem de aprendizagem de conteúdos escolares, de modo a reduzir os obstáculos conceituais que estes alunos possuem em relação às operações fundamentais da matemática. Os dados coletados foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa para fomentar as análises. Como um dos resultados da intervenção realizada, verificou-se que houve uma significativa aprendizagem dos conceitos que envolvem o campo conceitual aditivo e o campo conceitual multiplicativo, pois os alunos ao construírem os significados destas operações buscaram esquemas cada vez mais avançados apresentando progresso, principalmente no campo conceitual aditivo | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 434027.pdf: 2948183 bytes, checksum: 467885a1fd5aa6367c6dbfbabefa55db (MD5) Previous issue date: 2011-03-31 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12369/434027.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - TEORIAS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A teoria de Gérard Vergnaud como aporte para a superação da defasagem de aprendizagem de conteúdos básicos da matemática: um estudo de caso | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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File | Description | Size | Format | |
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434027.pdf | Texto Completo | 2.88 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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