Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMuchulski, Diane Wolosky-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452990Z6por
dc.contributor.advisor1Harres, João Batista Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765340H0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:48Z-
dc.date.available2011-10-11-
dc.date.issued2011-03-24-
dc.identifier.citationMUCHULSKI, Diane Wolosky. Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3411-
dc.description.resumoEste texto apresenta uma pesquisa sobre Educação Ambiental desenvolvida a fim de compreender como se dá a reconstrução do conhecimento dos alunos sobre esta temática por meio de uma Unidade de Aprendizagem. A partir de trabalhos anteriores na área, considerou-se como pressupostos teóricos: a importância da estruturação do ensino em Unidades de Aprendizagem, a necessidade de organizar ações didáticas a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, o seguimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A pesquisa ocorreu no município de Camaquã (RS), envolvendo alunos de uma turma de 1º ano de Ensino Médio de uma escola pública na disciplina de Biologia. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007), tendo como fonte de dados as respostas a questionários, as produções decorrentes das atividades realizadas durante a aplicação da Unidade de Aprendizagem e registros no diário do pesquisador. A análise desses materiais evidenciou que os alunos pesquisaram partindo de suas dúvidas e questionamentos, abordando, de maneira aprofundada, questões sociais relacionadas à Educação Ambiental e ao Desenvolvimento Sustentável. Ao final, foi possível identificar um crescimento em relação ao aprofundamento e contextualização dos conhecimentos, ao senso crítico e à autonomia. Assim, a investigação permitiu concluir que é preciso conhecer a comunidade escolar, partir dos conhecimentos prévios, relacionar teoria e prática e oferecer atividades diversificadas que contribuam para que os alunos atribuam novos significados, de modo que os conhecimentos se tornem mais complexos e científicospor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 434029.pdf: 1073819 bytes, checksum: 7116a2fc8cdf44e016580f726a4a04b1 (MD5) Previous issue date: 2011-03-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12341/434029.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpor
dc.subjectDESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleReconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
434029.pdfTexto Completo1,05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.