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dc.creatorFonseca, Magda Cristiane-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750050H1por
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:46Z-
dc.date.available2011-06-27-
dc.date.issued2011-03-25-
dc.identifier.citationFONSECA, Magda Cristiane. O desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação. 2011. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3403-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a investigação acerca do processo de desenvolvimento da competência em Química por alunos concluintes do Ensino Médio, por meio de uma Unidade de Aprendizagem sobre Combustíveis baseada no Educar pela Pesquisa. A investigação foi realizada com uma turma de alunos matriculados na terceira série do Ensino Médio em uma escola pública, localizada no interior do Rio Grande do Sul. A Unidade de Aprendizagem foi elaborada tendo em vista as competências propostas pelos textos oficiais sobre o currículo em Química (Parâmetros Curriculares Nacionais e Referencial Curricular Lições do Rio Grande) e as perguntas e conhecimentos iniciais dos sujeitos de pesquisa. A Unidade de Aprendizagem foi desenvolvida no segundo semestre de 2010. Para a análise do processo vivenciado foram utilizados o diário de campo da professora pesquisadora e os materiais produzidos pelos alunos, incluindo um questionário final. Para a triangulação dos dados, o que dá mais confiabilidade aos resultados dessa investigação, optou-se pela realização de entrevistas semi-estruturadas. As informações coletadas antes, durante e após o desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem, foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007). A análise permitiu perceber como as atividades realizadas possibilitaram o desenvolvimento da competência em Química pelos sujeitos. Foi possível identificar mudanças no saber inicial dos alunos, evidenciadas, principalmente, por meio da complexificação de seus conhecimentos e da linguagem utilizada por eles na explicação dos fenômenos. Como conclusões, aponta-se a importância do questionamento reconstrutivo, da consideração e utilização de informações a respeito dos interesses e conhecimentos iniciais dos alunos, da abordagem de temas relevantes, da utilização de mapas conceituais para avaliação das aprendizagens e da postura do professor como mediador no processo de construção do conhecimento.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 432304.pdf: 3466441 bytes, checksum: 429141fd78666843acd557b8276868d3 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12205/432304.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectQUÍMICA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectMAPAS CONCEITUAISpor
dc.subjectPESQUISASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em açãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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