Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3401
Document type: | Dissertação |
Title: | Mapas conceituais como instrumento de estudo na matemática |
Author: | Menegolla, Angela Maria |
Advisor: | Pinent, Carlos Eduardo da Cunha |
Abstract (native): | Esse estudo investiga como a construção de mapas conceituais implementa um procedimento potencialmente facilitador da aprendizagem em Matemática, clarificando os conceitos matemáticos e levando os alunos a uma aprendizagem significativa. Desta forma, constitui-se um recurso que auxilia na construção do conhecimento, em ambiente prazeroso. O estudo baseou-se na metodologia de Pesquisa-Ação, tomando como referência principalmente Thiollent, Novak , Gowin, Ausubel, Paulo Freire, Piaget, Moreira. A pesquisa foi efetivada na Escola de Ensino Médio Dom, localizada na cidade de Erechim, RS, durante o ano de 2005. Participaram a professora pesquisadora e os alunos do Ensino Médio de primeira, segunda e terceira séries. Após a apresentação oral do conteúdo pela professora, os educandos, utilizando a apostila usada na escola e com o apoio da professorapesquisadora, faziam uso de mapas conceituais, identificando hierarquicamente os conceitos. Os resultados evidenciaram que os mapas conceituais se constituem recursos que implementam um procedimento potencialmente facilitador da aprendizagem matemática e que podem possibilitar a ocorrência da aprendizagem significativa num ambiente receptivo a aulas prazerosas e construtivas. |
Keywords: | MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA - DIDÁTICA |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | MENEGOLLA, Angela Maria. Mapas conceituais como instrumento de estudo na matemática. 2006. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3401 |
Issue Date: | 16-Mar-2006 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
346967.pdf | Texto Completo | 538.77 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.