Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3399
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pasini, Jakciana Velho | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215300T9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Giraffa, Lucia Maria Martins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:45Z | - |
dc.date.available | 2011-03-25 | - |
dc.date.issued | 2010-04-30 | - |
dc.identifier.citation | PASINI, Jakciana Velho. Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de funções. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3399 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho buscou investigar as possíveis contribuições do ensino de funções baseado em materiais digitais, organizados numa sala de aula virtual, no ambiente Moodle, considerando as atividades como complementares ao trabalho realizado em sala de aula presencial. Para realização das atividades ofereceu-se uma oficina para alunos voluntários das 8ª séries de uma escola particular de Montenegro, RS. Os materiais digitais utilizados como apoio as atividades dos alunos foram identificados e selecionados a partir de buscas na Internet, objetivando propiciar aos alunos um conjunto de atividades que complementassem aquelas realizadas pelo professor da turma, ao longo das aulas presenciais. Para organização destes materiais foram utilizadas como base as idéias de Tinoco (2001) sobre o ensino do conceito de função. Após a realização da oficina onde os alunos desenvolveram as atividades foi realizada a análise dos dados onde buscou-se identificar as atividades que obtiveram melhor aceitação pelos alunos e as que não foram bem sucedidas. Ao final da investigação destacaram-se como dificuldades impactantes para o resultado do trabalho a falta de conhecimento dos alunos para utilizar os recursos da sala de Informática para atividades didáticas. Observou-se que as práticas com pouca aceitação pelos alunos foram justamente as atividades que requeriam mais leitura. As práticas mais bem aceitas pelos discentes são aquelas onde eles identificaram similaridade com suas atividades de lazer, como por exemplo: sala de bate-papo, fóruns e jogos. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430118.pdf: 4108752 bytes, checksum: 0e38be3d86d869a8562cb4668b291cad (MD5) Previous issue date: 2010-04-30 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12158/430118.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO | por |
dc.subject | FUNÇÕES MATEMÁTICAS | por |
dc.subject | INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de funções | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
430118.pdf | Texto Completo | 4,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.