Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3392
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Amaral, Ionara Barcellos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0380415528970545 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Valderez Marina do Rosário | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:43Z | - |
dc.date.available | 2010-11-12 | - |
dc.date.issued | 2010-03-26 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Ionara Barcellos. O educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos. 2010. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3392 | - |
dc.description.resumo | Esta investigação tem por objetivo compreender como uma proposta metodológica, para o ensino de Anatomia e Fisiologia Humana, utilizando os princípios do Educar pela Pesquisa, da Aprendizagem Significativa e da Aprendizagem Significativa Crítica, pode proporcionar (re) construção de conhecimentos e maior autonomia na aprendizagem dos alunos do Curso Técnico de Enfermagem. Esta pesquisa foi realizada em ambiente escolar, através de contato direto da pesquisadora com os sujeitos da pesquisa. A abordagem metodológica caracterizou-se como qualitativa, descritiva, investigativa e interpretativa, sem intenções de generalização. Os dados analisados foram coletados por meio de diários de campo e de gravações em áudio. Para a interpretação dos dados, foi adotada a metodologia de Análise Textual Discursiva, pela qual foi possível reconhecer os fundamentos de uma sala de aula com pesquisa; o núcleo central da aprendizagem significativa; os princípios da aprendizagem significativa crítica. O estudo resultou na organização de duas categorias e suas subcategorias. Na categoria Construção de Conhecimentos, verificou-se e validou-se a influência do papel do professor e do aluno na construção de conhecimentos e as evidências da construção desse conhecimento, gerados em benefício do ser humano e da sociedade. A categoria Autonomia corroborou e legitimou a influência do papel do professor no desenvolvimento da autonomia do aluno, bem como o papel do estudante no desenvolvimento da própria autonomia. Apresentam-se evidências de trabalho autônomo realizado pelo estudante e a composição da avaliação das atividades propostas aos sujeitos. Interpreta-se a avaliação das atividades propostas aos sujeitos, pelos sujeitos. Analisa-se a importância de o professor estimular a pesquisa na sala de aula, considerar os conhecimentos prévios dos alunos e evidenciar ao aprendiz a finalidade da aquisição de um novo conhecimento. Concluiu-se que as estratégias desenvolvidas com os estudantes os auxiliaram o desenvolvimento da autonomia intelectual, a construção de conhecimentos para a formação de conexões com as demais áreas do conhecimento, a (re) descoberta de relações interpessoais, as quais propiciaram crescimento pessoal e os auxiliarão em suas vidas de trabalhadores na área da saúde. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 426666.pdf: 1328645 bytes, checksum: 552d36b6efc360b9b4655c29f8802ee1 (MD5) Previous issue date: 2010-03-26 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11567/426666.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - TEORIAS | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | ENSINO - METODOLOGIA | por |
dc.subject | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | por |
dc.subject | PESQUISA EDUCACIONAL - METODOLOGIA | por |
dc.subject | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject | CURSOS TÉCNICOS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
426666.pdf | Texto Completo | 1,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.