Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3388
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fritzen, Rossano Irigaray | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702597A3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Regina Maria Rabello | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:42Z | - |
dc.date.available | 2010-09-30 | - |
dc.date.issued | 2010-03-31 | - |
dc.identifier.citation | FRITZEN, Rossano Irigaray. Contribuições da trilha ecológica do canarinho à educação ambiental numa comunidade escolar. 2010. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3388 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo a reconstituição histórica de uma trilha ecológica, desde o lançamento das primeiras idéias, seus passos iniciais, sua implementação, suas dificuldades, seu êxito e até mesmo seu abandono. A trilha foi um projeto realizado pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (SMAM), na Zonal Sul, chefiado pela engenheira florestal Suzane Bevilacqua Marcuzzo, sob a supervisão do estagiário Rossano Irigaray Fritzen, durante todo o ano de 2002. A área do trabalho localizava-se em um fragmento florestal urbano no município de Porto Alegre. A abordagem utilizada foi a análise histórico-narrativa, fazendo uso de recursos como mapas, fotografias, entrevistas e memórias registradas em entrevistas gravadas e transcritas com participantes, entre os quais se encontra o autor da dissertação, pois desempenhou um papel de protagonista dos eventos investigados. Assim, a criação, o desenvolvimento e a desativação da Trilha Ecológica do Canarinho foram reconstituídos, evidenciando que essa foi uma experiência bem sucedida, onde seus idealizadores tinham em comum grande paixão pela Educação Ambiental e encontraram nesse projeto uma forma de por em prática seus conhecimentos e conceitos teóricos sobre o tema, unindo esforços do poder público, terceiro setor e a comunidade local. Desde o início a trilha apresentou, na prática, novas abordagens para temas clássicos do ensino da Biologia e em especial dos tópicos referentes à Educação Ambiental, no sentido de despertar na comunidade um senso crítico quanto à posição da espécie humana frente aos seus abusos com o meio ambiente, do qual também faz parte. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 426043.pdf: 2390669 bytes, checksum: edc55bbc451fceda543079ecbc90213f (MD5) Previous issue date: 2010-03-31 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11535/426043.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO AMBIENTAL | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | ECOLOGIA - ESTUDO E ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Contribuições da trilha ecológica do canarinho à educação ambiental numa comunidade escolar | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
426043.pdf | Texto Completo | 2.33 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.