Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBroi, Marisônia Pederiva da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235998T3por
dc.contributor.advisor1Lima, Valderez Marina do Rosário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:42Z-
dc.date.available2010-09-17-
dc.date.issued2010-04-19-
dc.identifier.citationBROI, Marisônia Pederiva da. Professores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadas. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3387-
dc.description.resumoA investigação da trajetória de professores de Matemática busca compreender as características positivas pessoais dos docentes universitários, que influenciam na formação dos futuros professores de Matemática. O objetivo desta pesquisa é identificar fatores que influenciam positivamente o processo de formação dos professores de Matemática e que possivelmente os auxiliam a organizar satisfatoriamente as situações de aprendizagem de seus alunos. Encontrar tais indicativos significa, dentre outras coisas, possibilitar a outros professores a (re)construção de sua prática docente. A investigação desenvolveu-se a partir de uma amostragem intencional do que se quer compreender na trajetória de vida e ação pedagógica destes professores a fim de conhecer as dimensões que os destacam como bons professores de Matemática. A pesquisa foi realizada em três cursos de graduação de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul. Os sujeitos de pesquisa são os professores indicados pelos alunos, através de questionário, o segundo instrumento utilizado é a entrevista semiestruturada. Nesta abordagem, trabalha-se com teorias emergentes, examinando o significado no contexto a fim de compreender manifestações das teorias, procurando ainda compreender através da entrevista com os sujeitos, aspectos básicos do comportamento humano, num tempo histórico, as suas histórias de vida. Compreende-se, que o professor formador carrega em sua trajetória um compromisso para além do institucional, para o social, de contribuir na formação de um profissional da educação que seja competente e crítico, como co-participante na construção de uma sociedade mais humana e justa para todos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425810.pdf: 335416 bytes, checksum: d04afa28effe8d0adce36480ed4f9395 (MD5) Previous issue date: 2010-04-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11531/425810.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO SUPERIORpor
dc.subjectPROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProfessores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
425810.pdfTexto Completo327,55 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.