Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRebello, Ana Paula Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8291004626920342por
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:41Z-
dc.date.available2010-08-09-
dc.date.issued2010-04-08-
dc.identifier.citationREBELLO, Ana Paula Santos. Estudo do processo de reconstrução do conhecimento sobre associação de resistores com o auxílio do computador e de maquetes dinâmicas. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3385-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o relato de uma investigação sobre o modo como a realização de uma Unidade de Aprendizagem sobre circuitos elétricos e as associações de resistores pode contribuir para a aprendizagem significativa sobre esse tema. A pesquisa, constituída como um estudo de caso, foi realizada com trinta alunos do terceiro ano do Ensino Médio na disciplina de Física de uma escola pública de Porto Alegre, RS. A Unidade de Aprendizagem realizada tinha por base o Educar pela Pesquisa e foi organizada com várias atividades, com destaque para a simulação computacional, por meio do Software Crocodile Physics, e para a construção de maquetes dinâmicas, as quais mostravam réplicas de situações cotidianas contendo circuitos elétricos em funcionamento. Para a coleta de dados foram utilizados dois testes, inicial e final, e uma entrevista semi-estruturada, realizada com nove sujeitos após o final da unidade. Os testes foram analisados, numa abordagem quantitativa descritiva. A entrevista e uma questão aberta do teste final foram analisadas, numa abordagem qualitativa, pela Análise Textual Discursiva. Também foram analisados desenhos de circuitos elaborados pelos alunos nos testes inicial e final. A análise dos dados permitiu inferir sobre a relevância das estratégias adotadas para a aprendizagem dos alunos sobre os circuitos elétricos básicos e a associação de resistores e para a elevada satisfação dos estudantes em participar da unidade, com destaque para o uso do computador e da construção de maquetes dinâmicas. A investigação evidenciou também forte transição entre o pensamento concreto e abstrato.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425194.pdf: 1227473 bytes, checksum: e026b7b0d356f3eca57bc7c37a38a404 (MD5) Previous issue date: 2010-04-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11509/425194.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFÍSICA - ENSINOpor
dc.subjectCIRCUITOS ELÉTRICOSpor
dc.subjectRESISTORESpor
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEM - ESTRATÉGIASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstudo do processo de reconstrução do conhecimento sobre associação de resistores com o auxílio do computador e de maquetes dinâmicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
425194.pdfTexto Completo1,2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.