Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3383
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Petry, Liane Solange | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4297878P3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Valderez Marina do Rosário | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:41Z | - |
dc.date.available | 2010-07-09 | - |
dc.date.issued | 2010-01-12 | - |
dc.identifier.citation | PETRY, Liane Solange. Reconstrução do conhecimento dos alunos sobre ecossistemas por meio de unidade de aprendizagem. 2010. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3383 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos de 5ª série do ensino fundamental, com a finalidade investigar como ocorre a reconstrução do conhecimento dos alunos, ao vivenciarem uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre Ecossistemas. O desenvolvimento das atividades teve como referência o Educar pela Pesquisa. Os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto foram diagnosticados pela aplicação de um questionário, seguido de atividades diversificadas, como representações por meio de desenhos; construção de mapa conceitual; pesquisas bibliográficas; trilha ecológica; construção de maquetes; visualização e interpretação de imagens obtidas através do software Google Earth. Após a realização de cada atividade, houve momentos de reflexão e socialização dos conhecimentos construídos. Para a coleta de dados foram utilizados diversos instrumentos como questionário, diário de campo, entrevista gravada em áudio, produção dos alunos, observações feitas pela mediadora da UA. Os dados obtidos foram submetidos à Análise Textual Discursiva, fundamentada em Moraes e Galiazzi (2007). Desta análise, emergiram três categorias: a Unidade de Aprendizagem sobre ecossistemas em movimento, na qual se apresentam e se discutem as principais atividades desenvolvidas; motivação e interesse dos alunos para aprender, na qual se apresentam a reflexão sobre as expectativas dos sujeitos e as atividades motivadoras; consciência ambiental e as relações do homem com o ambiente, na qual se discorre sobre a função da escola como espaço de formação da cidadania e consciência ambiental. A investigação permitiu concluir que o uso das diversas estratégias desenvolvidas favoreceu e motivou os alunos no processo de aprendizagem, revelando-se ferramentas para a construção e reconstrução de novos conhecimentos. Durante o desenvolvimento da UA, ficou evidenciada a preocupação dos sujeitos envolvidos com a perda de grande parte dos ecossistemas e de sua biodiversidade. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 424665.pdf: 6430714 bytes, checksum: 9c9afe125e7fa11d18a11d38c13bc6da (MD5) Previous issue date: 2010-01-12 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11496/424665.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | SENSORIAMENTO REMOTO | por |
dc.subject | ECOSSISTEMA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Reconstrução do conhecimento dos alunos sobre ecossistemas por meio de unidade de aprendizagem | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
424665.pdf | Texto Completo | 6,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.