Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3380
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lunkes, Mércio José | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4273777E6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Rocha Filho, João Bernardes da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:40Z | - |
dc.date.available | 2010-06-11 | - |
dc.date.issued | 2010-03-26 | - |
dc.identifier.citation | LUNKES, Mércio José. Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos por meio de investigação : o consumo de energia elétrica nos aparelhos residenciais. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3380 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa enfoca a reconstrução do conhecimento por meio de investigação em sala de aula. Uma atividade investigativa relativa ao consumo de energia elétrica nos aparelhos eletroeletrônicos residenciais, os quais fazem parte do cotidiano do aluno, foi proposta a estudantes de Ensino Médio de escolas da Região Oeste do Estado de Santa Catarina, e a evolução do conhecimento destes estudantes foi acompanhada. Partimos do pressuposto que a contextualização dos conteúdos abordados durante as aulas de Física pode ampliar a significação dos conceitos abstratos que fazem parte da grade curricular da disciplina, e investigamos em que medida ocorreu reconstrução do conhecimento nos estudantes envolvidos. A pesquisa foi proposta com base na literatura pertinente, que dá suporte à temática, e apresenta instrumentos que objetivaram identificar os conhecimentos prévios dos alunos, bem como analisar o processo de investigação. Concluído o processo de investigação, confirmamos que houve a reconstrução do conhecimento por parte dos alunos, bem como a significação dos conceitos físicos abordados em sala de aula. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 424034.pdf: 416161 bytes, checksum: 898e15faed5020694b71ae1c948cf430 (MD5) Previous issue date: 2010-03-26 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11477/424034.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | FÍSICA - ENSINO | por |
dc.subject | ENERGIA ELÉTRICA - CONSUMO | por |
dc.subject | CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO) | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos por meio de investigação : o consumo de energia elétrica nos aparelhos residenciais | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
424034.pdf | Texto Completo | 406,41 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.