Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3378
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Martinelli, Rodiane Ouriques | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6456956496648110 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ana Maria Marques da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780853A7 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:40Z | - |
dc.date.available | 2010-05-26 | - |
dc.date.issued | 2010-03-03 | - |
dc.identifier.citation | MARTINELLI, Rodiane Ouriques. Pensamento complexo : representações de professores de ciências e matemática. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3378 | - |
dc.description.resumo | O grande desafio lançado à educação no século XXI é a contradição entre os problemas cada vez mais interdependentes e planetários, e a persistência de um modo de conhecimento que privilegia os saberes fragmentados e compartimentalizados. Edgar Morin, sociólogo e pensador francês propõe uma reforma do pensamento em direção a um pensar complexo, que dê subsídios para a interpretação mais contextualizada da realidade. Suas idéias vêm constituindo importante fonte de inspiração para repensar a educação. Baseada nos fundamentos teóricos de Edgar Morin, este trabalho investiga os elementos de um pensamento complexo presentes nos discursos de professores de ciências e matemática. O grupo pesquisado é formado por professores que cursam o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, cuja abordagem metodológica desenvolvida nas disciplinas é problematizadora e reflexiva. A partir de questionamentos orais e escritos procurou-se identificar as representações sobre o conceito de complexidade, pensamento complexo e elementos do pensamento complexo expressos nas concepções dos professores sobre a aprendizagem de seus alunos. Para a pesquisa adotaram-se instrumentos metodológicos, como entrevistas e questionários, adequados para uma abordagem qualitativa dos dados. Foi realizada uma análise textual discursiva do corpus da pesquisa, de forma a responder às questões de pesquisa. Quanto à complexidade, as categorias que emergiram dos discursos revelaram o entendimento dos professores da complexidade como rede comunicante e como organizadora do caos. Em relação ao pensamento complexo, as representações foram categorizadas em três formas de pensamento: sócio-cultural, ecologizante e em rede. No discurso sobre a aprendizagem, foram identificados inicialmente os desafios enfrentados para a efetivação da aprendizagem. Em relação aos elementos de um pensamento complexo que emergiram dos discursos, revelaram-se os fatores determinantes na construção do pensamento complexo, como a incerteza, incompletude e construção permanente do conhecimento, a auto-eco-organização e o sujeito cognoscente. As manifestações dos professores demonstram a presença de elementos de um pensamento de complexidade, apesar deste tema não fazer parte de seu vocabulário de uso cotidiano ou de sua formação acadêmica. Conclui-se que o discurso dos professores apresenta sinais da emergência de um novo paradigma de pensamento complexo, revelando-se em suas representações sobre a aprendizagem. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 423607.pdf: 1414726 bytes, checksum: 02360d5db41b64b0e6a7a9008c3a916e (MD5) Previous issue date: 2010-03-03 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11457/423607.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | CIÊNCIAS - ENSINO | por |
dc.subject | PENSAMENTO COMPLEXO | por |
dc.subject | MORIN, EDGAR - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Pensamento complexo : representações de professores de ciências e matemática | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
423607.pdf | Texto Completo | 1,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.