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dc.creatorTurik, Claudia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778398Y1por
dc.contributor.advisor1Viali, Lorí-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:39Z-
dc.date.available2010-04-15-
dc.date.issued2010-03-31-
dc.identifier.citationTURIK, Claudia. Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI). 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3376-
dc.description.resumoPesquisas têm indicado que alunos demonstram: 1) dificuldade de aprendizado dos conceitos estatísticos e 2) baixa motivação em utilizar ferramentas estatísticas em situações presentes e futuras. Estudos realizados no campo educacional dizem que um estudante com atitudes positivas sobre determinada matéria apresenta maior probabilidade de sucesso na aprendizagem dos conteúdos desta. O presente trabalho avaliou as atitudes em relação à estatística de 360 alunos de uma universidade particular, que responderam a Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). As respostas foram analisadas por meio da Teoria Clássica dos Testes e pela Teoria da Resposta ao Item. Os resultados da classificação das atitudes, em positivas ou negativas, encontradas por escores brutos e por escores latentes, foram fortemente concordantes (Kappa = 0,87). A escala apresentou boa consistência interna nas duas análises, com Alfa de Cronbach de 0,95 e com parâmetro de discriminação dos itens (ai) variando de moderado a alto. Os alunos apresentaram atitudes mais desfavoráveis do que favoráveis. Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) mostraram que a proposição de mais fácil concordância por parte dos alunos foi referente à tensão sentida pelos mesmos durante as aulas de estatística. As variáveis que mostraram influenciar no nível de atitudes foram: área de estudo, auto-percepção de desempenho na disciplina e reconhecimento da aplicabilidade da estatística. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias para desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizado estimulante, agradável, e que reforce as aplicações da Estatística no contexto do curso de cada estudante.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422633.pdf: 877736 bytes, checksum: 075981bd7b36092bd92142dab57f1c7b (MD5) Previous issue date: 2010-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11423/422633.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINOpor
dc.subjectMATEMÁTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI)por
dc.typeDissertaçãopor
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