Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3374
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Garcez, Claudia Rosane | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218158J1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Giraffa, Lucia Maria Martins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:38Z | - |
dc.date.available | 2010-01-26 | - |
dc.date.issued | 2009-11-20 | - |
dc.identifier.citation | GARCEZ, Claudia Rosane. Utilizando blog e suas ferramentas para auxiliar a integrar o aluno-paciente à escola : um estudo de caso na área de ciências. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3374 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa buscou investigar a possibilidade de se utilizar um blog para auxiliar na integração e no retorno/reinclusão do aluno-paciente ao ambiente escolar, tendo este vivenciado durante um período determinado de tempo, apenas um contexto direcionado a sua doença. A fundamentação teórica é baseada em autores que acreditam na Pedagogia hospitalar como Matos e Mugiatti e Giordan com a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) como auxiliar na área de Ciências e em outros estudiosos como Franco, Vigotski, Vasconcelos. O trabalho buscou integrar três áreas do conhecimento: Educação, Saúde e o estudo de Ciências com a utilização do Blog como mediador na aprendizagem do aluno-paciente. A metodologia empregada foi baseada em autores como Bogdan e Biklen (1994), Moraes e Galiazzi (2007), autores que proporcionaram suporte teórico para a coleta e analise de dados, a partir da experimentação do Blog e suas ferramentas que contribuiu para a elaboração e fechamento do volume de dissertação; oportunizou subsídios para a reflexão em relação à proposta da investigação. Os resultados demonstraram que as atividades realizadas na área de Ciências mediadas pelo blog podem solucionar o problema de exclusão do alunopaciente, do âmbito escolar. Além de manter o aluno-paciente vinculado a sala de aula, também colabora para a sua autoestima, pois ele deixa de viver somente o contexto de sua doença e passa a participar da vida escolar através do ciberespaço | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419906.pdf: 861593 bytes, checksum: 78aa6350830e6ad32892b1c869e74cac (MD5) Previous issue date: 2009-11-20 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11397/419906.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | CIÊNCIAS - ENSINO | por |
dc.subject | INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | CIBERESPAÇO | por |
dc.subject | BLOGS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Utilizando blog e suas ferramentas para auxiliar a integrar o aluno-paciente à escola : um estudo de caso na área de ciências | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
419906.pdf | Texto Completo | 841,4 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.