Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3372
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeite, Carlos Miguel Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4726446671219058por
dc.contributor.advisor1Rocha Filho, João Bernardes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:37Z-
dc.date.available2011-04-28-
dc.date.issued2009-08-31-
dc.identifier.citationLEITE, Carlos Miguel Silva. Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3372-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa envolveu alunos e professores do Ensino Fundamental, em especial turmas de Ciências de 7ª série, e procurou permitir que o pesquisador se inteirasse sobre os pré-conhecimentos acerca dos danos à saúde humana causadas pelos disruptores endócrinos (desreguladores hormonais) dispersos no ambiente e sua relação com os sistemas biológicos, principalmente com o sistema hormonal, e descobrir como seria possível promover uma ação interdisciplinar para a ampliação desses conhecimentos. Os simuladores hormonais podem se ligar diretamente aos receptores celulares designados especificamente aos hormônios, bloquear esses sítios de ligação de maneira que os verdadeiros hormônios não possam fazer esta ligação, induzir o organismo à criação de novos sítios de receptores celulares, alterar a mensagem bioquímica dos hormônios verdadeiros, e modificar substancialmente a quantidade de hormônios circulantes no sangue, entre outros distúrbios orgânicos. Portanto, diante de um tema pouco explorado pela mídia e de importância ecológica, social e para a saúde pública, identificamos a necessidade de se trazer à tona o assunto, no intuito de resgatar nos alunos o espírito científico, ético, reflexivo e de criticidade, para o melhor desenvolvimento da sua cidadania. Buscou-se trazer também para o ambiente escolar metodologias de ensino capazes de integrar o conhecimento científico, através de propostas de trabalho de caráter interdisciplinar, visando a ruptura de conhecimentos estanques e compartimentalizados, muito comum em uma sociedade cuja cultura privilegia a superespecialização. Este trabalho de pesquisa procurou contextualizar e problematizar a questão do uso racional do plástico e os riscos a que nós seres humanos estamos expostos por meio de atividades didáticas interdisciplinares com alunos e professores de uma escola estadual de Porto Alegre- RS.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419330.pdf: 2707705 bytes, checksum: c9acda4f0390091f8e585aeb1dfbff6d (MD5) Previous issue date: 2009-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10932/419330.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectDISRUPTORES ENDÓCRINOSpor
dc.subjectHORMÔNIOSpor
dc.subjectINTERDISCIPLINARIDADEpor
dc.subjectECOLOGIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDisruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
419330.pdfTexto Completo2.64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.