Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3369
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estudo do desenvolvimento de competências críticas e reflexivas a partir de uma unidade de aprendizagem em aulas de matemática |
Autor: | Lipp, Thaís Helena Petry |
Primeiro orientador: | Ramos, Maurivan Güntzel |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo compreender o processo de desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo de alunos que participaram de uma Unidade de Aprendizagem, em aulas de Matemática, sobre o uso de bebidas alcoólicas na adolescência. A área de Matemática pode contribuir para promover a formação crítica e reflexiva, na medida em que são proporcionadas aos estudantes atividades de solução de problemas relacionadas ao contexto social. A pesquisa foi realizada com 32 alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no Município de Novo Hamburgo, RS. A partir do estudo de teóricos sobre a Educação Matemática Crítica e sobre o pensamento crítico foram organizados indicadores de criticidade, os quais foram utilizados na análise de depoimentos e de produções dos sujeitos de pesquisa. Essa análise permitiu reconhecer o desenvolvimento da criticidade nos sujeitos que participaram da Unidade de Aprendizagem por meio da emergência de três categorias: a valorização de uma aprendizagem matemática relacionada ao contexto social; a atitude crítica e reflexiva em relação às questões sociais em aulas de Matemática; o desenvolvimento das relações interpessoais nas aulas de Matemática. A pesquisa apresenta como resultados relevantes: maior interesse e motivação dos alunos nas aulas de Matemática; aprendizagem significativa de conceitos matemáticos; reconhecimento da função social da Matemática; qualificação no tratamento da informação; e valorização das relações interpessoais. A pesquisa permitiu concluir que, na medida em que os estudantes resolvem problemas pessoais ou sociais relevantes e quando são realizadas práticas pedagógicas contextualizadas, nas quais o aluno se reconhece como sujeito de sua aprendizagem e como cidadão, há condições para o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA PESQUISA EDUCACIONAL PENSAMENTO CRÍTICO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | LIPP, Thaís Helena Petry. Estudo do desenvolvimento de competências críticas e reflexivas a partir de uma unidade de aprendizagem em aulas de matemática. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3369 |
Data de defesa: | 26-Ago-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
418908.pdf | Texto Completo | 772,89 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.