Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBoesing, Carla-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7969309278988281por
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:36Z-
dc.date.available2009-10-08-
dc.date.issued2009-06-30-
dc.identifier.citationBOESING, Carla. A prática da pesquisa nas aulas de matemática : vivências de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3368-
dc.description.resumoEsta dissertação relata a pesquisa realizada com um grupo de estudos (GE) constituído por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede de ensino de um município de interior do Rio Grande do Sul. O trabalho tem base na pesquisa-ação realizada com o GE, abordando, principalmente, o educar pela pesquisa em aulas de Matemática. O estudo partiu de um questionário inicial em que as professoras relataram experiências de sala de aula, por meio do qual foi possível identificar a predominância da metodologia tradicional nas aulas das professoras. Foi proposto, então, um estudo teórico sobre o educar pela pesquisa nos primeiros encontros do GE com objetivo de promover o confronto entre os saberes das participantes. Após esse estudo, foi realizada uma pesquisa na sala de aula com os alunos de cada uma das professoras sobre o tema água, a partir da seguinte pergunta: Quanto eu consumo de água por dia?. Foram colocadas em ação pelos sujeitos da pesquisa junto com seus alunos as etapas de dúvida/questionamento, construção de argumentos e comunicação. As professoras compreenderam a pesquisa como uma prática eficaz para o desenvolvimento da autonomia e da reflexão crítica, percebidas tanto nos alunos quanto nas próprias professoras. O GE possibilitou rever conceitos pré-definidos dos sujeitos, o que conduziu a avanços em relação à própria profissionalização docente. As professoras passaram a valorizar o aluno como ser crítico e capaz de fomentar ações que visem o seu pleno desenvolvimento e os alunos passaram a participar ativamente do processo de ensino e de aprendizagem. Foi possível também constatar que o professor, que atua como mediador desse processo, consegue perceber-se crítico de sua própria prática, o que contribui para qualificar as ações futuras. A formação continuada, por meio do GE, confirma ser um importante espaço para compartilhar e realizar estudos, debates e reflexões, permitindo que o professor se desenvolva pessoal e profissionalmente.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 417392.pdf: 676512 bytes, checksum: 0ece312ffb9ff349e3823e3a197a8fbe (MD5) Previous issue date: 2009-06-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10040/417392.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO CONTINUADApor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectMATEMÁTICApor
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.subjectPESQUISA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA prática da pesquisa nas aulas de matemática : vivências de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
417392.pdfTexto Completo660,66 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.