Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3365
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStamberg, Cristiane da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256982P1por
dc.contributor.advisor1Rocha Filho, João Bernardes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:35Z-
dc.date.available2009-08-12-
dc.date.issued2009-03-23-
dc.identifier.citationSTAMBERG, Cristiane da Silva. Interdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciências. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3365-
dc.description.resumoEsta dissertação tem o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade é colocada em prática no trabalho pedagógico dos professores de Ciências do nível fundamental, das escolas de São Luiz Gonzaga, no Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir este objetivo o presente estudo analisou os depoimentos e colheu informações diretamente de professores, procurando obter dados sobre as suas concepções e vivências em relação à interdisciplinaridade no ensino de Ciências. O conjunto desses dados, associados à fundamentação teórica permitiu as reflexões e análises das percepções, ações a serem assumidas, dificuldades e barreiras a serem enfrentadas pelas escolas que almejam colocar em prática a interdisciplinaridade. Este trabalho mostra que o ensinar e aprender devem ser, sobretudo, atividades de reflexão e diálogo sobre fatos que nos cercam, relacionando-os com o que é ensinado na escola. Do ponto de vista conceitual a revisão inclui metodologias e estratégias de ação interdisciplinar envolvendo o ensino de Ciências. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa, que se orientou por uma Análise Textual Discursiva, investigando as formas de ação interdisciplinar que estão sendo colocadas em prática e as formas de melhorar a prática pedagógica em sala de aula. Os resultados obtidos confirmaram a importância de assumir a interdisciplinaridade na prática pedagógica dos professores, mesmo que os entraves sejam muitos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 415682.pdf: 1160265 bytes, checksum: 30cc9bbadb43787a402c6a1d39c10dfa (MD5) Previous issue date: 2009-03-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9364/415682.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectCIÊNCIA - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectINTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)por
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInterdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
415682.pdfTexto Completo1,13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.