Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Carmem Regina da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751900Y3por
dc.contributor.advisor1Borges, Regina Maria Rabello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:34Z-
dc.date.available2009-07-01-
dc.date.issued2009-03-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, Carmem Regina da Silva. Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no século XXI. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3363-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo voltado à educação em Ciências no século XXI, com ênfase em atividades que envolvam ensino e aprendizagem de Biologia em contextos relacionados à vivência dos alunos, de modo integrado a assuntos atuais, levando o saber para além da sala de aula e buscando seu reflexo no dia-a-dia. O conteúdo focalizado é a nanotecnologia, tema cada vez mais freqüente nos meios de comunicação, integrado à citologia, em aulas de Biologia no ensino médio. Neste contexto, analisam-se possíveis contribuições de uma Unidade de Aprendizagem, Nanotecnologia e Citologia, à formação inicial de professores de Biologia. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa e descritiva, tendo como sujeitos os alunos de uma turma de um curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura). Os instrumentos para obter informações constaram de uma questão inicial para verificar as concepções prévias dos alunos; um diário de campo com registro dos encontros; um questionário final, com depoimentos auto-avaliativos sobre o trabalho vivenciado. Todas as informações obtidas foram analisadas segundo a metodologia de Análise Textual Discursiva, resultando em três grandes categorias, estabelecidas previamente a partir das questões de pesquisa: Nanotecnologia e Citologia: reconhecendo as idéias prévias dos licenciandos; As aprendizagens dos licenciandos: processo de transformação; Contribuições na formação inicial de professores de Biologia: um novo olhar ao século XXI, uma unidade de aprendizagem para a vida. Foi constatado que, conforme os depoimentos, os alunos apresentavam poucos conhecimentos prévios sobre o tema. Consideraram significativo vivenciar a proposta devido à inovação, tanto pela metodologia como em termos de conteúdo. As conclusões atestam a importância de estudar temas atuais de modo contextualizado e interdisciplinar, com metodologias diversificadas, e a necessidade de atualização constante dos professores, tanto em sua educação continuada como na formação inicial.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413889.pdf: 3824414 bytes, checksum: 3f8f4d12aeb32c09c8ada564527cc65e (MD5) Previous issue date: 2009-03-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/8804/413889.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBIOLOGIA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectNANOTECNOLOGIApor
dc.subjectCITOLOGIApor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleNanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no século XXIpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
413889.pdfTexto Completo3,73 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.