Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3359
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Juliana Mariani-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250230U7por
dc.contributor.advisor1Borges, Regina Maria Rabello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:31Z-
dc.date.available2009-06-16-
dc.date.issued2009-03-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Juliana Mariani. Avaliação de uma oficina sobre biomas brasileiros junto à licenciandos em ciências biológicas, utilizando o sensoriamento remoto como ferramenta. 2009. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3359-
dc.description.resumoA educação brasileira necessita acompanhar as mudanças sociais, científicas e tecnológicas a fim de promover os processos de ensino e aprendizagem com qualidade, formando professores e cidadãos conscientes e atuantes em seu contexto no mundo. Deste modo, o presente trabalho teve por objetivo avaliar uma oficina pedagógica sobre biomas brasileiros em um trabalho integrado com licenciandos de Ciências Biológicas, utilizando o sensoriamento remoto como ferramenta de ensino durante um estágio docente. Buscou-se refletir e discutir sobre aspectos da educação em nível superior e básico, além de possibilidades para o ensino e aprendizagem envolvendo metodologias de ensino utilizando-se novas tecnologias e recursos em sala de aula. Depoimentos orais e escritos dos licenciandos, obtidos antes, durante e ao final da oficina, foram transcritos e analisados conforme a metodologia de Análise Textual Discursiva. Após diversas leituras e organização do material, as unidades textuais foram agrupadas em categorias de análise previamente construídas conforme as questões de pesquisa: idéias prévias sobre o tema, desempenho dos licenciandos no contexto da oficina e repercussões e contribuições da proposta na formação de professores de Ciências. Os resultados indicam que os licenciandos possuíam conhecimentos prévios não muito acertados em relação a biomas e sensoriamento remoto, mas evidenciaram interesse em questões ecológicas e ambientais voltadas à sua prática docente, no sentido de conscientizar seus alunos sobre efeitos de ações antropocêntricas sobre a Terra. Reconheceram as imagens de satélite como ferramenta de ensino e aprendizagem e revelaram construção de novos conhecimentos. Destacaram, na oficina, a possibilidade de trabalho interdisciplinar e a superação de práticas tradicionais de ensino, com ênfase na aprendizagem significativa dos alunos, instigando a curiosidade por meio de uma prática inovadora e inspiradora, que permite a professores e alunos contextualizar e relacionar conteúdos científicos com conhecimentos já existentes.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413136.pdf: 8643844 bytes, checksum: dcbda4d91770781ee436f97b578fd926 (MD5) Previous issue date: 2009-03-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6973/413136.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpor
dc.subjectECOLOGIA - ESTUDO E ENSINOpor
dc.subjectBIOMApor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectSENSORIAMENTO REMOTOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação de uma oficina sobre biomas brasileiros junto à licenciandos em ciências biológicas, utilizando o sensoriamento remoto como ferramentapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
413136.pdfTexto Completo8.44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.