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dc.creatorSantos, Simone Nascimento dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4422936H5por
dc.contributor.advisor1Silva, Ana Maria Marques da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780853A7por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:31Z-
dc.date.available2009-06-15-
dc.date.issued2009-03-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Simone Nascimento dos. A etnomatemática da comunidade campestre : um estudo dos saberes matemáticos. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3358-
dc.description.resumoO ensino da matemática costuma ser conhecido pela distância existente entre o conhecimento desenvolvido no âmbito escolar e as situações vivenciadas no dia-adia dos alunos. Em consonância com a compreensão de D Ambrosio (1996) sobre a Etnomatemática como o estudo das técnicas, habilidades de explicar, de entender, de lidar e conviver nos distintos contextos da realidade, esta dissertação apresenta uma investigação sobre os saberes matemáticos presentes e produzidos na Comunidade Campestre, localizada na cidade de São Leopoldo, RS. A pesquisa, de cunho qualitativo, buscou identificar os saberes matemáticos de uma turma de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e seus responsáveis, por meio de entrevistas semi-estruturadas e observações de atividades lúdicas. A partir da análise dos dados, identificaram-se categorias que permitiram reconhecer como a Comunidade Campestre entende e pratica os saberes matemáticos em seu cotidiano. Situações de fracasso na vida escolar e sentimentos de baixa autoestima relacionados com o ensino da matemática durante o período escolar dos responsáveis emergiram. Nas atividades diárias e brincadeiras das crianças, saberes matemáticos relacionados com a contagem e manipulação de dinheiro foram identificados, assim como o uso das operações fundamentais nas atividades de auxílio aos pais. A partir da investigação, foi possível desenvolver uma proposição de ação pedagógica em uma perspectiva etnomatemática, pautada pelos interesses que emergiram da Comunidade Campestre.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413142.pdf: 1912583 bytes, checksum: 79582d6d2c969e724ef265e90893ed39 (MD5) Previous issue date: 2009-03-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6427/413142.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - MATEMÁTICApor
dc.subjectETNOMATEMÁTICApor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA etnomatemática da comunidade campestre : um estudo dos saberes matemáticospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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