Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3358
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Simone Nascimento dos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4422936H5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ana Maria Marques da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780853A7 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:31Z | - |
dc.date.available | 2009-06-15 | - |
dc.date.issued | 2009-03-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Simone Nascimento dos. A etnomatemática da comunidade campestre : um estudo dos saberes matemáticos. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3358 | - |
dc.description.resumo | O ensino da matemática costuma ser conhecido pela distância existente entre o conhecimento desenvolvido no âmbito escolar e as situações vivenciadas no dia-adia dos alunos. Em consonância com a compreensão de D Ambrosio (1996) sobre a Etnomatemática como o estudo das técnicas, habilidades de explicar, de entender, de lidar e conviver nos distintos contextos da realidade, esta dissertação apresenta uma investigação sobre os saberes matemáticos presentes e produzidos na Comunidade Campestre, localizada na cidade de São Leopoldo, RS. A pesquisa, de cunho qualitativo, buscou identificar os saberes matemáticos de uma turma de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e seus responsáveis, por meio de entrevistas semi-estruturadas e observações de atividades lúdicas. A partir da análise dos dados, identificaram-se categorias que permitiram reconhecer como a Comunidade Campestre entende e pratica os saberes matemáticos em seu cotidiano. Situações de fracasso na vida escolar e sentimentos de baixa autoestima relacionados com o ensino da matemática durante o período escolar dos responsáveis emergiram. Nas atividades diárias e brincadeiras das crianças, saberes matemáticos relacionados com a contagem e manipulação de dinheiro foram identificados, assim como o uso das operações fundamentais nas atividades de auxílio aos pais. A partir da investigação, foi possível desenvolver uma proposição de ação pedagógica em uma perspectiva etnomatemática, pautada pelos interesses que emergiram da Comunidade Campestre. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413142.pdf: 1912583 bytes, checksum: 79582d6d2c969e724ef265e90893ed39 (MD5) Previous issue date: 2009-03-24 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6427/413142.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA | por |
dc.subject | ETNOMATEMÁTICA | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A etnomatemática da comunidade campestre : um estudo dos saberes matemáticos | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
413142.pdf | Texto Completo | 1.87 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.