Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3357
Document type: Dissertação
Title: O ensino da trigonometria subsidiado pelas teorias da aprendizagem significativa e dos campos conceituais
Author: Klein, Marjúnia édita Zimmer 
Advisor: Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Abstract (native): Este trabalho de pesquisa, tendo como fundamentação teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud, tem como principal objetivo propor uma metodologia de ensino que possa contribuir para uma construção significativa dos conceitos envolvidos no campo conceitual da trigonometria. Essa questão de pesquisa surgiu em função da inquietude com as dificuldades de compreensão e de conceitualização dos alunos e da sua falta de interesse em relação ao tema. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel ressalta que é importante para a aprendizagem que o professor identifique os conhecimentos prévios dos alunos e organize materiais potencialmente significativos e motivadores, enquanto que a teoria dos campos conceituais de Vergnaud salienta de que a situação é que dá sentido aos conceitos e é através dela que o aluno tem condições de explicitar os seus conhecimentos-em-ação e transformá-los em conhecimentos científicos. Sendo assim, para que o processo de pesquisa acontecesse, foi planejada e executada a investigação dos conceitos prévios dos alunos por meio de um questionário, cujas respostas foram tabuladas e categorizadas, servindo de base para a construção e proposta de situações, nas quais, os alunos, de forma individual ou em pequenos grupos, poderiam explicitar e construir novos conhecimentos. Foram utilizados diferentes instrumentos de coleta de dados: o registro oral e escrito dos conhecimentos prévios dos alunos, o registro das observações feitas em sala de aula, o registro escrito de várias situações-problema, além das avaliações formais, os quais possibilitaram identificar alguns conhecimentos-em-ação. Os resultados da proposta referendaram: i) a importância de verificar as concepções prévias que os alunos trazem na sua bagagem de conhecimentos com os temas que são tratados em sala de aula, muitas vezes, sequer imaginados pelo professor; ii) a importância do papel do professor como mediador dos processos de ensino e de aprendizagem, propondo atividades pertinentes, diversificadas e contextualizadas, nas quais o aluno possa interagir significativamente com o material, com os colegas e com o próprio professor, permitindo o seu progressivo domínio num determinado campo conceitual.
Keywords: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO
TRIGONOMETRIA
CONHECIMENTO
APRENDIZAGEM
ENSINO - TÉCNICAS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: KLEIN, Marjúnia édita Zimmer. O ensino da trigonometria subsidiado pelas teorias da aprendizagem significativa e dos campos conceituais. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3357
Issue Date: 20-Mar-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
413145.pdfTexto Completo2.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.