Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3348
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fortes, Luciane Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298518A9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Giraffa, Lucia Maria Martins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:29Z | - |
dc.date.available | 2009-04-14 | - |
dc.date.issued | 2009-01-16 | - |
dc.identifier.citation | FORTES, Luciane Oliveira. Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matemática no ensino superior. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3348 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo investigar o uso de Blogs como recursos educacionais relacionados ao processo de ensino de Cálculo. Hoje em dia, lidamos com novos alunos e, portanto com novos desafios. Estes alunos são considerados nativos do ciberespaço, ou seja, eles sabem como utilizar recursos de Internet melhor do que seus professores, uma vez que isto é natural a eles, pois pertence a suas vidas cotidianas. Por outro lado, a maioria dos professores é considerada imigrante do ciberespaço Prensky (2001). Eles sabem como organizar suas aulas utilizando o computador, porém, eles não têm a sensação de ser algo natural como para os alunos. Devido a este fato, os estudantes estão mais familiarizados com este novo espaço. Contudo, algo deve ser feito para superar esta diferença entre alunos e professores. A inclusão de recursos da Internet no ensino com o intuito de auxiliar a melhorar o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos seria uma forma de estreitamento desta distância. Acredita-se que o uso de Blogs poderá ajudar professores a interagir com seus alunos, ao mesmo tempo em que, ao tirar proveito desta ferramenta virtual, os alunos entenderão o conteúdo relacionado ao processo de aprendizado de Cálculo. Criou-se uma metodologia baseada em um Blog para que possamos analisar as possibilidades de tal recurso como uma ferramenta para estender no ciberespaço as interações que ocorrem no ambiente face a face. Com o intuito de testar algumas hipóteses que são apresentadas ao longo da introdução deste trabalho, desenvolveu-se um experimento em uma aula de Cálculo de uma universidade particular. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 411031.pdf: 3492798 bytes, checksum: 4d5b0e1e7865dc39489d9d4e8e1572d7 (MD5) Previous issue date: 2009-01-16 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12617/411031.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | BLOGS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matemática no ensino superior | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
411031.pdf | Texto Completo | 3,41 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.