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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3345
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Albuquerque, Fernanda Medeiros de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764061U1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Basso, Nara Regina de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:29Z | - |
dc.date.available | 2006-12-01 | - |
dc.date.issued | 2006-03-03 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Fernanda Medeiros de. Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor. 2006. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3345 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa procura analisar as percepções de alunos, pais e professores sobre uma Unidade de Aprendizagem (UA). Ela foi desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola particular de Porto Alegre e foi elaborada de acordo com os princípios do Educar pela Pesquisa. No trabalho com a UA foram abordados alguns obstáculos que poderiam ser encontrados, tais como: o posicionamento dos pais, da escola, da autora e dos demais professores e, principalmente, dos alunos. A pesquisa inicia com a trajetória da autora e as influências que ela teve para investigar o assunto, bem como as questões que orientaram o trabalho. Para o desenvolvimento do mesmo foram feitas reflexões sobre o ritmo de vida acelerado e a falta de diálogo que convivemos atualmente. Após, é sugerido o desenvolvimento de uma UA como uma alternativa para professores e alunos tornarem-se parceiros de trabalho. Através do relato da Unidade desenvolvida, os obstáculos são apontados e analisados, assim como as alternativas utilizadas ou sugeridas para que fossem superados. O posicionamento dos alunos, professores, direção e pais é analisado utilizando a metodologia análise de conteúdo. Os resultados da análise mostraram que os alunos consideram as atividades inseridas na UA como agentes motivadores para que novas aprendizagens aconteçam; significativas, quando enfocam o seu cotidiano e de grande importância para o desenvolvimento da sua autonomia. Os professores apresentam resistências quanto ao tempo de elaboração e desenvolvimento da UA. Os pais e a diretora acreditam em um trabalho desenvolvido de acordo com os princípios do Educar pela Pesquisa. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 346848.pdf: 8568433 bytes, checksum: f7283738a407658cebe93adc18deee7c (MD5) Previous issue date: 2006-03-03 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12707/346848.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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File | Description | Size | Format | |
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346848.pdf | Texto Completo | 8.37 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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