Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3342
Document type: Dissertação
Title: Grupos de estudo : uma possibilidade para qualificar a aprendizagem em ciências nas séries iniciais
Author: Fagundes, Suzana Margarete Kurzmann 
Advisor: Lima, Valderez Marina do Rosário
Abstract (native): A idéia defendida nesta pesquisa mostra a necessidade de se ensinar Ciências já desde o primeiro ciclo das séries iniciais, repousando no fato de que as crianças dessa faixa etária são naturalmente curiosas, investigativas e observadoras. O papel dos professores é o de proporcionar aos seus alunos oportunidades para eles interagirem com os novos conhecimentos, associando-os aos conhecimentos prévios. Para isso, há necessidade de o professor manter-se sempre em formação, preparando-se para as mudanças que lhes são propostas. Assim, procurou-se promover encontros de estudo com um grupo de professoras de séries iniciais (de 1ª a 4ª) de uma escola do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS), permitindo a cada uma delas repensar sua prática pedagógica ao explicitarem suas vivências iniciais, colaborando, desta forma, para um novo posicionamento diante da realidade em que vivemos, e para o comprometimento com uma prática pedagógica assentada em novos paradigmas de ensino. Acredita-se que só assim o professor possa oportunizar meios para que o aluno se torne sujeito da construção de seus conhecimentos e, desta maneira, possa promover a construção de uma aprendizagem significativa. A metodologia utilizada nesta pesquisa tem caráter qualitativo, sendo a coleta de dados efetuada em seu ambiente natural, na escola, de maneira prolongada e direta. Os encontros tiveram como objetivo conhecer e analisar as vivências, anseios, frustrações, preocupações, concepções e perspectivas das professoras de séries iniciais nas aulas de Ciências, bem como relacionar suas práticas e teorias implícitas com a significação atribuída ao ensino de Ciências nesta etapa de escolaridade. Do estudo destes encontros, por meio de Análise Textual Discursiva, foram construídas quatro categorias: Currículo escolar: de quem é a responsabilidade?, na qual se discute que, além dos conteúdos conceituais, também são desejáveis os procedimentais e os atitudinais e se reflete sobre as estratégias que podem ser utilizadas para trabalhar estes conteúdos nas aulas de Ciências; Autonomia, que apresenta conclusões provisórias, tanto sobre o aperfeiçoamento da autonomia do professor como sobre a formação da autonomia do aluno; O Professor frente à modernidade, que analisa as preocupações dos professores frente às modernidades tanto no aspecto cognitivo quanto tecnológico, e Projetos: como se começa?, relatando e analisando preocupações e possibilidades do grupo de professoras sobre formas de se trabalhar com projetos interdisciplinares nas aulas de Ciências. Através desta análise, concluiu-se que grupos de estudo podem contribuir para a transformação e desenvolvimento do fazer pedagógico dos professores, em especial no que se refere às aulas de Ciências, refletindo também na aprendizagem do aluno e na construção de seu conhecimento, pois pode-se observar esse crescimento no decorrer dos encontros, quando as professoras se mostravam mais preocupadas em fazer "mudanças" em suas aulas, bem como nas tomadas de decisões que se fizeram necessárias nesse período
Keywords: CIÊNCIAS - ENSINO
EDUCAÇÃO CONTINUADA
GRUPOS - EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PESQUISA EDUCACIONAL - METODOLOGIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: FAGUNDES, Suzana Margarete Kurzmann. Grupos de estudo : uma possibilidade para qualificar a aprendizagem em ciências nas séries iniciais. 2008. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3342
Issue Date: 25-Mar-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
407196.pdfTexto Completo1.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.