Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3338
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Menegat, Francisco | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744962H5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Hillebrand, Vicente | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:28Z | - |
dc.date.available | 2015-04-10 | - |
dc.date.issued | 2006-03-10 | - |
dc.identifier.citation | MENEGAT, Francisco. A construção do aprendizado em matemática : um enfoque metodológico e afetivo. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3338 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho é uma investigação sobre as influências da afetividade entre o professor e o aluno e a metodologia adotada pelo professor para promover a construção do conhecimento em Matemática. Esta investigação teve como sujeitos professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola privada, em Porto Alegre, os quais foram observados e entrevistados para se obterem as informações acerca deste tema. Numa análise de conteúdo, com categorias emergentes, verificou-se a importância atribuída pelos entrevistados ao tema abordado para a aprendizagem da Matemática, nessas séries. No decorrer das entrevistas, aparecem, claramente, depoimentos que realçam a importância da metodologia utilizada pelo professor, bem como a relação afetiva entre o professor e o aluno para qualificar a aprendizagem da Matemática na sala de aula. No relato de alguns entrevistados repercutem, também, momentos de desagrado relacionados com o aprendizado da Matemática nas diversas séries de escolaridade. Alguns relatam, também, situações menos favoráveis ao aprendizado da Matemática. Por outro lado, aparece com freqüência, a importância do bom relacionamento entre o professor e o aluno nos momentos de sala de aula. Alguns dos entrevistados apontam evidências de que a metodologia e o afeto são elementos inseparáveis na educação e lembram, também, que uma das obrigações fundamentais do professor consiste em respeitar as diferenças existentes entre os alunos, bem como o abandono dos pré-conceitos, sabendo ouvir, mantendo a coerência, a justiça e sempre priorizando as boas obras dos alunos na prática educativa. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 345668.pdf: 501311 bytes, checksum: 6dabb7e3691b7491232f2ddaa4a1c952 (MD5) Previous issue date: 2006-03-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12669/345668.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO | por |
dc.subject | RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A construção do aprendizado em matemática : um enfoque metodológico e afetivo | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
345668.pdf | Texto Completo | 489,56 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.