Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Clorildes Lessa da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711166P5por
dc.contributor.advisor1Nunes, Ellen Regina Mayhé-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705144Y5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:27Z-
dc.date.available2008-09-02-
dc.date.issued2004-05-07-
dc.identifier.citationSILVA, Clorildes Lessa da. Avaliação da formação da consciência ambiental numa comunidade escolar. 2004. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3336-
dc.description.resumoCom este trabalho, procurou-se avaliar a formação de uma consciência ambiental na comunidade escolar do Instituto Santa Luz ia, Por to Alegre, RS, capaz de despertar saberes e valores que lhes possibilitem compreender a realidade social e ecológica na construção da cidadania, após a implantação do projeto Educação Ambiental e Cidadania. A metodologia desta investigação na complexidade do contexto escolar f oi a abordagem qualitativa. A pesquisa aconteceu no período de abril 2002 a dezembro de 2003. As entrevistas realizadas e as respostas obtidas foram submetidas à análise de conteúdo. Desta análise, emergiram quatro categorias finai s: a concepção de Educação Ambiental ; as percepções dos sujeitos em relação à formação da consciência, a mudança em atitudes, conhecimentos e valores, a forma de interferência do projeto na comunidade escolar , e do envolvimento dos alunos da educação especial ; a cidadania como construção de um sujeito mais humano, consciente e participativo; o nosso papel f rente a real idade social e ecológica. Ao conclui r esta pesquisa, esperamos ter contribuído para que se possa compreender e refletir nossa ação em relação ao meio ambiente, como agentes transformadores, críticos e conscientes do sistema complexo da vida.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 321880.pdf: 720646 bytes, checksum: 7c638d7f9d5ab05c7d0a465ae056539e (MD5) Previous issue date: 2004-05-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12587/321880.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpor
dc.subjectECOLOGIA - ESTUDO E ENSINOpor
dc.subjectMEIO AMBIENTEpor
dc.subjectCIDADANIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação da formação da consciência ambiental numa comunidade escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
321880.pdfTexto Completo703,76 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.