Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDias, Denise de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Rocha Filho, João Bernardes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:26Z-
dc.date.available2006-11-23-
dc.date.issued2006-04-20-
dc.identifier.citationDIAS, Denise de Oliveira. Educação continuada para docentes : reconstrução permanente. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3331-
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa a importância da educação continuada para docentes, com a proposta de levar um conjunto de atividades e oportunidades a fim de que se possa refletir sobre a prática pedagógica de modo a ampliar conhecimentos e promover o desenvolvimento profissional como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino. Esta proposta de trabalho foi realizada com um grupo de professores de diferentes áreas em uma escola particular na cidade de Montenegro, em forma de pesquisa-ação. Foram realizados 14 encontros, envolvendo dois temas escolhidos pelo grupo: Disciplina em sala de aula e Relação interpessoal professoraluno, ampliando, assim, nossas teorias e melhorando a prática de ensino. O trabalho se desenvolveu a partir de leituras e reflexões sobre textos, vídeo sobre os temas, análises de situações em sala de aula, e finalizou com uma crítica escrita sobre as idéias que surgiram referentes ao trabalho. Os encontros, além de proporcionarem o re-pensar e re-fazer em nossa prática pedagógica, fortaleceram o grupo como colegas, ampliaram afinidades e treinaram o trabalho em equipe e o respeito à opinião de cada um. Decidiu-se a partir deste trabalho continuar com o grupo de estudos, tendo como intenção organizar projetos na área da educação.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 348114.pdf: 591638 bytes, checksum: 521fd1b97445a5c68a70b64375e5854c (MD5) Previous issue date: 2006-04-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12622/348114.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação continuada para docentes : reconstrução permanentepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
348114.pdfTexto Completo577,77 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.