Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBecker, Edna da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227623P9por
dc.contributor.advisor1Ramos, Maria Beatriz Jacques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:25Z-
dc.date.available2008-07-01-
dc.date.issued2005-04-07-
dc.identifier.citationBECKER, Edna da Silva. As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3328-
dc.description.resumoO trabalho analisa a influência do relacionamento entre professor e alunos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, numa Escola Estadual de Ensino Médio do município de Gravataí. O interesse pelo tema deve-se à importância dos vínculos afetivos em sala de aula, pois estes podem provocar modalidades de aprendizagem e sentimentos nos alunos como desinteresse e distanciamento em relação à disciplina de Matemática, impedindo que tenham um bom aprendizado da matéria. Por isto, acredita-se ser fundamental analisar as formas de interação entre professor e aluno para que ocorram processos adequados no aprendizado da Matemática. Na realização deste estudo foram propostas entrevistas com alunos do Ensino Médio. As entrevistas possibilitaram o reconhecimento das formas de relacionamento interpessoal e as dificuldades e sentimentos decorrentes desta interação. No projeto, compreendi a importância da superação do saber teórico do professor, e dos vínculos afetivos em sala de aula. Os estudantes com bom rendimento em Matemática vêem o professor de forma positiva; os que têm dificuldades percebem falhas e apontam vínculos negativos nas relações com o professor.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 333104.pdf: 483171 bytes, checksum: cffa0247d06a51027479dd93319a14a0 (MD5) Previous issue date: 2005-04-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12709/333104.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOpor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpor
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
333104.pdfTexto Completo471,85 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.