Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3318
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gil, Katia Henn | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232086T0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Portanova, Ruth | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:22Z | - |
dc.date.available | 2008-05-27 | - |
dc.date.issued | 2008-03-18 | - |
dc.identifier.citation | GIL, Katia Henn. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3318 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre as possíveis razões para as dificuldades apresentadas pelos alunos de 7ª série do Ensino Fundamental no estudo dos conceitos e procedimentos algébricos. Foram realizadas observações em sala de aula, aplicação de testes com alunos e entrevistas com alunos e professores. Estes instrumentos foram elaborados para tentar detectar as causas das dificuldades que são percebidas. O estudo envolveu uma turma de 7ª série de uma escola da rede privada do ensino em Porto Alegre, e a amostra foi composta de 32 alunos. Por meio deste estudo, cuja análise foi feita de forma eminentemente qualitativa, pretende-se compreender as dificuldades encontradas e buscar alternativas capazes de permitir uma melhor compreensão da aprendizagem da Álgebra. Percebe-se que a interpretação de problemas algébricos, que exigem uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica apresenta obstáculos, assim como, a relação entre a Álgebra e a Aritmética. Esses foram os principais fatores detectados na presente pesquisa | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401324.pdf: 768490 bytes, checksum: 48238a170ebdab56be301c25a5090bca (MD5) Previous issue date: 2008-03-18 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12645/401324.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MATEMÁTICA | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM - DIFICULDADES | por |
dc.subject | ÁLGEBRA - ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
401324.pdf | Texto Completo | 750.48 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.