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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3314
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Carla Santos da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265110A3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Maurivan Güntzel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:21Z | - |
dc.date.available | 2008-05-14 | - |
dc.date.issued | 2006-01-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carla Santos da. Estudo da unidade de aprendizagem no ensino de química para aprendizagem significativa das leis ponderais. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3314 | - |
dc.description.resumo | Este estudo, desenvolvido em uma sala de aula de Química, tem por objetivo compreender como a construção de uma Unidade de Aprendizagem sobre Leis Ponderais pode contribuir para conhecimentos significativos desse componente curricular. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem é realizada por meio de atividades diversificadas, buscando atender às necessidades dos alunos. A partir daí, procura-se explorar as possibilidades metodológicas que uma Unidade de Aprendizagem propicia, dando ênfase ao aprender a aprender. Os dados discutidos neste trabalho foram colhidos em uma turma de primeira série do Ensino Médio, com trinta e cinco alunos, de uma Escola Técnica Estadual de Porto Alegre, ao longo do primeiro trimestre do ano letivo de 2004. O processo envolve observações, registros diários e questionários. O trabalho é elaborado levando em consideração uma abordagem qualitativa, sendo a fenomenologia a opção metodológica adotada. Sobre a análise dos dados resultantes emergem três essências: a complexificação do conhecimento pelo sujeito, o aluno frente ao processo ensino-aprendizagem e o aluno frente aos conteúdos selecionados. Mostra ainda que as Unidades de Aprendizagens servem como um caminho possível para os professores superarem as práticas metodológicas tradicionais e avançarem na compreensão de sua própria ação docente. O processo de pesquisa viabiliza uma reflexão sobre a concepção de aprendizagem significativa. As considerações finais apontam para a validade de utilizar-se essa proposta metodológica, em sala de aula, a fim de possibilitar a aprendizagem significativa em Química. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 345671.pdf: 592577 bytes, checksum: 008fea4136e0eca4cd776e2c637ff6cf (MD5) Previous issue date: 2006-01-25 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12565/345671.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | QUÍMICA - ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject | QUÍMICA - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Estudo da unidade de aprendizagem no ensino de química para aprendizagem significativa das leis ponderais | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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345671.pdf | Texto Completo | 578,69 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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